UFBA abre as portas para visita de estudantes da rede pública estadual

Atualizado em 5 de junho de 2023 às 16:25
Estudantes do ensino médio e líderes de classe matriculados em colégios estaduais. Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

O projeto “Conhecendo a UFBA – Feira de Profissões”, da Secretaria Estadual de Educação, levou cerca de 500 estudantes de 15 escolas da rede estadual de ensino para conhecer as instalações e oportunidades oferecidas pela universidade, na Bahia. A visita foi em 3 de junho, no campus de Ondina, em Salvador.

O projeto é tocado pela Coordenação de Políticas Públicas para Juventude em Processos Educacionais da SEC, em parceria com o Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências professor Milton Santos (IHAC), da UFBA. O objetivo é promover um espaço de socialização e troca de saberes sobre os cursos de graduação, para auxiliar os jovens na tomada de decisões profissionais; além de sensibilizar os estudantes para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A visita ocorreu nos turnos matutino e vespertino com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e líderes de classe matriculados em colégios estaduais de Salvador, Candeias e Lauro de Freitas. No campus, eles conheceram mais sobre os cursos de graduação, apresentados pelos próprios universitários. A equipe da UFBA se disponibilizou para tirar dúvidas sobre carreiras e apresentar o ambiente acadêmico. A programação incluiu roda de conversa com o vice-reitor Penildon Silva Filho, aulões, almoço e outras atividades. Participaram do projeto 56 monitores, 28 servidores e mais de 160 estudantes universitários.

Segundo a coordenadora de Juventude, Larissa Lima, a acessibilidade à UFBA é também uma ação de reparação histórica para reconstruir o sonho do acesso ao ensino superior negado para as populações negras, indígenas, quilombolas e filhos de trabalhadores e trabalhadoras.

Com informações da SEC/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link