Ultradireitista Javier Milei surpreende e lidera eleições primárias da Argentina

Atualizado em 13 de agosto de 2023 às 23:47
Javier Milei. Foto: Luis ROBAYO / AFP

Os argentinos foram às urnas neste domingo (13) para as eleições primárias. Com cerca de 61,21% das urnas apuradas, o deputado ultradireitista Javier Milei surpreendeu e largou na frente das duas principais forças políticas da Argentina.

O autointitulado “anarcocapitalista”, do partido La Libertad Avanza, registrou 32,02% dos votos válidos contados até o momento, contra 27,6% da soma da coalizão de direita Juntos por el Cambio e 25,5% da aliança peronista União pela Pátria. As prévias definem as chapas que vão concorrer na eleição presidencial de outubro.

As eleições deste domingo, conhecidas como PASO (Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias), têm como objetivo solucionar eventuais disputas internas de um mesmo partido, convocando os próprios eleitores a escolherem os candidatos que representarão a legenda que apoiam no pleito oficial.

A votação foi marcada por críticas à organização dos centros eleitorais de Buenos Aires. A capital votou em listas de papel para as eleições nacionais e em urnas eletrônicas para o pleito local, o que causou longas filas por dúvidas sobre como utilizar a máquina e falhas nos equipamentos.

Admirador de Jair Bolsonaro (PL) e Donald Trump, Milei une o voto dos argentinos indignados com os partidos tradicionais, principalmente entre os mais jovens. O candidato propõe dolarizar a economia e fechar o Banco Central.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link