Um debate sem fundamento. Por Moisés Mendes

Atualizado em 14 de maio de 2022 às 22:30
Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro

O que Lula ganharia debatendo com Bolsonaro na TV? É uma dúvida que começa a ser antecipada. É provável que não ganhe nada.

O próprio Lula e Fernando Henrique já desistiram de participar de debate, pelo menos no primeiro turno, porque estavam em vantagem e não ganhariam nada debatendo com adversários que não tinham muito a perder.

Um debate pode ser uma arapuca em muitas circunstâncias, em qualquer área, e não só na política. Debater com um bêbado ou com Bolsonaro pode ser a mesma coisa, ou pode ser pior.

Se vencer o debate com o bêbado, o oponente terá feito o que era obrigação. Se cair em alguma armadilha, pode até perder um debate do qual não deveria ter participado.

Bolsonaro é mais do que o bêbado dessa eleição. Lula não ganha nada debatendo com ele no primeiro e no segundo turno.

Sim, dizem que Bolsonaro pode ser massacrado, porque tem mais pontos fracos (os filhos, os milicianos, a morte de Marielle, a ameaça de golpe, os militares, as quadrilhas da vacina, a precariedade cognitiva).

Mas Lula está hoje e pode estar perto de outubro a quilômetros de distância de Bolsonaro nas pesquisas.

O que Lula pode ganhar indo para o confronto com um sujeito desqualificado, sem escrúpulos e cada vez mais convencido de que a sua única chance é um golpe?

Claro que podem dizer que Lula fugiu do debate. E aí teremos muitas avaliações sobre o impacto de uma decisão que signifique fuga. Mas fugir de Bolsonaro pode ter resultado mais positivo do que negativo.

Debater com Bolsonaro é pior do que debater com o bêbado. Um bêbado clássico, desses de mesa de bar, que tem certeza de que Putin é comunista, dificilmente terá o caráter do sujeito e será apenas um bêbado.

Lula não vai precisar debater com Bolsonaro. É só vencer no primeiro turno.

MAS QUE QUARTEL?

Tem muita gente falando que o povo (na verdade, a classe média) precisa ir pra rua gritar que os militares não devem se meter na eleição.

Mas alguém acredita mesmo que o povo, que nunca saiu pra rua nesses três anos (saíram os de sempre), vai sair por aí gritando que Augusto Heleno precisa voltar para o quartel, se Augusto Heleno nem se lembra mais de que quartel saiu para trabalhar para o Bolsonaro?

Publicado originalmente no blog do Moisés Mendes