Um olhar sobre o novo layout do Facebook

Atualizado em 9 de março de 2013 às 12:57

A maior rede social do mundo vai ficar ainda mais popular com a  reforma do seu News Feed? É possível.

Facebook News Feed
Facebook News Feed

O Facebook anunciou, nesta quinta-feira, o novo layout do feed de noticias. Na apresentação, Mark Zuckerberg, o CEO e fundador do site, disse: “Sabemos que o feed de notícias é muito importante. Com a mudança, queremos oferecer ao público o melhor jornal personalizado já visto.”

A atualização é focada em imagens e vídeos, já que os posts deste tipo tomaram conta da rede. Elas serão mostradas em um tamanho maior e com mais qualidade. Ele é desenhado a partir do app para smartphones e tablets, mais clean do que a versão de desktop.

Um menu na parte superior do site permite a você escolher o que prefere ver. Podemos escolher apenas fotos ou, até mesmo, músicas que meus amigos estão ouvindo naquele momento — e mudar a qualquer instante para os post mais recentes.

Na direita, uma barra cinza escuro mostrará seus atalhos, como dos apps e games que você tem instalado no Facebook. Embaixo de tudo isso estará sua lista de amigos. Pelas imagens liberadas, não teremos mais os nomes dos amigos e, sim, suas fotos.

A ideia por trás disso tudo é simples: limpar a poluída página inicial da rede. A coisa estava ficando complicada e visualmente um desastre. Essa atualização veio em boa hora. Mas eu sou o único que achou que ela ficou parecida com o Google Plus?

O Facebook (ainda) não seguiu o caminho do Orkut por uma simples razão: ele continua inovando o tempo inteiro. Seja com o Graph Search ou com um layout completamente novo. O Facebook faz as coisas com o intuito de induzir o usuário a permanecer o máximo de tempo conectado a rede social. E quanto mais tempo no site, mais anúncios a pessoa verá. Logo, mais dinheiro para o site continuar investindo em pesquisas e inovando. É uma bola de neve.

O maior problema que eu vejo com as novidades do Facebook é a demora para elas serem implantadas. O Graph Search foi apresentado no meio de janeiro e ainda não tive acesso a ele, mesmo me cadastrando para ser um dos primeiros. Acredito que o mesmo vai acontecer com o novo News Feed. Por culpa do Mark, ficarei devendo (pelo menos por enquanto) um review dessas novidades.

À primeira vista, quando um serviço que usamos todos os dias lança algo novo, isso é visto com certo desgosto. Lembro quando foi anunciado o Timeline, aquela lista em ordem cronológica na página de seus amigos. Todos criticaram e muitos pediram para voltar de como era antes. Hoje, não vejo mais ninguém reclamar. Acabaram se acostumando à, então, novidade. No caso do lançamento desta quinta-feira, deve acontecer o mesmo. No começo, é possível que as pessoas estranhem. Mas, com o tempo, todos vão curtir a nova página de noticias.

Se você quiser ver com seus próprios olhos como ficou o novo News Feed, acesse facebook.com/about/newsfeed