“Um povo ancestral está sendo dizimado”, diz Dilma sobre Yanomamis

Atualizado em 22 de janeiro de 2023 às 11:28
Yanomamis com quadro de subnutrição em aldeia em Roraima. Foto: Ricardo Stuckert

A ex-presidenta Dilma Rousseff usou seu perfil no Twitter para comentar a presença do presidente Lula em Roraima, onde visitou uma tribo Yanomami e encontrou uma situação definida por ela como “catástrofe humanitária”:

Foi preciso que Lula, um presidente da República humano, sério e ciente de seus deveres, visitasse um hospital indígena de Roraima para que viesse à luz em todo o seu horror a catástrofe humanitária a que estão sendo submetidos os Yanomami, um dos povos originários do Brasil.

O genocídio Yanomami tem provas – 570 crianças desta etnia morreram de fome e de contaminação por mercúrio. Tem motivação – a cobiça de garimpeiros que invadiram suas terras. E tem autor – Jair Bolsonaro, que defendeu a invasão e negou assistência médica aos indígenas.

Um povo ancestral está sendo dizimado porque 21 ofícios denunciando a tragédia e pedindo ajuda foram ignorados pelo governo anterior. Lula vai garantir-lhes a necessária proteção. Todos os responsáveis, Bolsonaro inclusive, devem ser processados, julgados e punidos por genocídio.

Veja os tuítes originais:

Veja também fotos da visita da comitiva de Lula ao povo Yanomami:

Crianças yanomamis com desnutrição recebem atendimento de equipes do Ministério da Saúde — Foto: Divulgação/Condisi-YY

 

Bebê yanomami com desnutrição — Foto: Divulgação/Condisi-YY

 

Lula com indígenas da tribo Yanomami. Foto: Ricardo Stuckert
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link