Um projeto para financiar o melhor site de games do Brasil

Atualizado em 3 de junho de 2015 às 12:09

crowdfunding

 

Os leitores do DCM sabem que desde novembro de 2014 eu cuido do projeto Geração Gamer, que cobre a cena brasileira de jogos digitais. Agora o projeto quer alçar voos mais altos e lançamos o nosso Patreon. Mas o que é isso?

É um sistema de financiamento coletivo (crowdfunding) para que o público possa contribuir mensalmente a partir de um dólar, três reais. Não há metas fixas, mas o Geração Gamer fixou alguns objetivos para entregar mais jornalismo sobre a cena nacional de jogos digitais.

Quais são os casos de sucesso no Patreon? Fora do Brasil, o artista Zach Weinersmith recebe nove mil dólares mensais para fazer quadrinhos em alta qualidade na Califórnia, nos Estados Unidos.

Entre seus 3600 assinantes, quem pagar 100 dólares recebe em casa uma revista em quadrinho física, feita com exclusividade. A melhoria de seu trabalho ocorre com a disposição de seus fãs em financiá-lo. E eles podem criticar e sugerir novidades para melhorar o desenho de Zach.

Ele é o terceiro caso de maior sucesso no Patreon. O mais bem-sucedido é Tom Merrit, um jornalista de tecnologia que faz gravações diárias de podcast e vídeos. Ele ganha por mês 16 mil dólares de mais de cinco mil financiadores.

Entre os brasileiros, o caso mais bem-sucedido é o do criador de vídeos Izzy Nobre, que ganha 2,4 mil dólares para desenvolver mais conteúdos além do material nerd que ele já produzia gratuitamente. Ele também grava vídeos sobre o Canadá, país em que vive.

O intuito do Geração Gamer com seu crowdfunding no Patreon é justamente aumentar um trabalho que já fazemos com a cena brasileira de jogos digitais, além de pagar repórteres freelancers e de ter um conteúdo diferenciado.

Se atingirmos uma meta mínima, faremos um programa de rádio, podcast, com edição de Thiago Adamo, músico, DJ e compositor de trilhas de jogos digitais. A ideia seria resumir as notícias semanais de games feitos no Brasil em áudio.

Outras metas incluirão o trabalho das jornalistas Daniela Rigon e Monique Alves para a realização de mais reportagens sobre esportes digitais profissionais com equipes brasileiras, além de jogos de terror.

Por fim, teremos um programa de vídeo com Arthur Protasio, vlogueiro famoso por analisar jogos no YouTube. Faremos até um game próprio baseado em notícias dependendo do financiamento que a gente consiga.

Nossos doadores poderão sugerir pautas e contribuir com textos para o site, se tiverem interesse no assunto.

As informações detalhadas sobre como contribuir com o Patreon estão no site do crowdfunding. Se você ainda não conhece muito sobre a cena brasileira de games, preparamos um vídeo que resume um mercado com cerca de 300 empresas, que existe há 35 anos e hoje já tem projetos bem-sucedidos fora do país e até com incentivos do governo brasileiro, como a Lei Rouanet.

Conheça mais sobre o Patreon do site Geração Gamer.