Um roteiro gastro-etílico pelo melhor bairro do Rio de Janeiro, a Tijuca

Atualizado em 17 de outubro de 2014 às 17:27
A Tijuca
A Tijuca

 

Eduardo Goldenberg é o que podemos chamar de um homem de princípios.

Embora ganhe a vida advogando, ele é brizolista desde a adolescência e aprontou uma boa com Renata Ceribelli num festival de música da Globo, ao vivo, ao sacar rapidamente um boné do bolso e exclamar “Faz um 12, Brizola”!

Anos depois, mantendo esse espírito combativo, descobriu que fim tiveram os documentos do processo de sonegação contra a Globo. Como se não bastasse, ainda é grande amigo de Aldir Blanc, gênio da raça.

Edu tem um livro de crônicas de botequim e mantém há anos um blog em que divide com os leitores seu riquíssimo universo sobre samba, política, botequins e receitas.

Tudo isso acontece na Tijuca, sua divina aldeia. “O que diferencia o tijucano dos demais é justamente a sensação de autossuficiência que o bairro dá a ele. O tijucano, é claro, vai à praia: mas pode ter certeza de que ele estará cercado de tijucanos, transformando aquele trecho da orla numa espécie de embaixada da Tijuca”, diz ele. “Mas a autossuficiência é sua grande característica: o tijucano viveria, facilmente, sem sair dos seus domínios. E seria feliz”.

Eu tive o prazer de ser guiado por ele entre os melhores botequins do pedaço.

Rex
Rex

 

É pouco dizer apenas que o galeto do Rex é o melhor que já comi, pois ele também é uma das melhores coisas que experimentei, sem a menor sombra de dúvida. Gosto de brasa, tempero delicioso, pele crocante e carne tão úmida que até o peito é uma delícia. “Ótimo”, como dizem por lá, na Tijuca.

 

Britania
Britania

 

Nas sextas e sábados o Britania recebe ostras frescas que o dono abre pessoalmente uma a uma, servindo com o maior carinho, bem geladas, por um puta preço justo, característica do bairro. Carioca que não conhece esse bar deve o fazer imediatamente! E ainda serve mexilhões, com gostoso tempero à base de tomate e cebola. Qualquer hora dessas, volto pra provar a pescada que me ofereceram, mas recusei educadamente para prosseguir a maratona.

 

Bar do Chico
Bar América

 

Terra de lindas árvores, praças bem cuidadas (uma raridade!) e históricos casarões, a Tijuca prima por pequenas obras de arte espalhadas pelos mais autênticos botequins, como o jiló ao vinagrete do América e também a suculenta carne de sol com presunto, alho torrado e mandioca na manteiga de garrafa do Bar do Chico, que tem uma boa batida de maracujá.

 

Bar do Chico
Rio-Brasília

 

Se bem que nenhuma batida de maracujá se compara à servida pelo atrapalhado, porém adorável garçom Paulo, no Rio-Brasília, que é um dos melhores botequins onde já pisei. Lugar pra passar horas tomando cerveja, batidas de maracujá ou gengibre que descem bem com a lingüiça mineira e a batata calabresa da casa.

 

Mitsuba
Mitsuba

 

Quer um japonês? Corra para o Mitsuba, que tem farta oferta de peixes difíceis de achar até na Liberdade. Dependendo da noite, lá se encontra cavala, olhete, sardinha, carapau…

 

Feira da Afonso Pena
Feira da Afonso Pena

 

Mas, falando em sardinha, é necessário dizer que a feira da Afonso Penna, realizada aos domingos, dá um cacete na mais cara e famosa feira do Pacaembu, em São Paulo. Excelentes bancas de verdura, lindos peixes e até uma banca com bons cortes suínos! Confesso que quase comprei uma barriga de porco extremamente bonita que vi lá. Pra não falar nas DUAS bancas que só vendem sardinha!

 

Huan Lin
Huan Lian

 

O que falar do Huan Lian, dentro do Centro Cultural da China, no fim da Rua Iguatemi, logo depois do Aconchego? Eu e mais três pessoas queridas tivemos um banquete magnífico lá, onde comemos guioza, chow mein, rã fresquíssima, lombo de porco agridoce, costela suína apimentada, pato laqueado, um esplêndido ovo milenar e mais alguma coisa que provavelmente esqueci, devido à quantidade colossal de cervejas bebidas. A conta saiu por uns 240 mangos, o que só comprova que a Tijuca reina soberana no quesito custo/benefício. Aliás, o maracujá do Rio-Brasília é vendido por inacreditáveis 2 reais!