Uma hora antes de ataques terroristas, secretário tranquilizou Ibaneis: “Manifestação bem pacífica”

Atualizado em 9 de janeiro de 2023 às 6:33
Golpistas invadem o Palácio do Planalto – Foto: Reprodução

Fernando de Sousa Oliveira, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em exercício, tranquilizou o governador Ibaneis Rocha (MDB) sobre a temperatura do ato terrorista previsto para a Esplanada dos Ministérios uma hora antes da invasão.

De acordo com a coluna Grande Angular, do Metrópoles, em um áudio gravado às 13h23, Fernando comunicou a Ibaneis que não haveria riscos de a manifestação sair do controle. No entanto, às 14h40, a invasão protagonizada por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), começou.

Na gravação, o secretário destacou que os bolsonaristas estão descendo do Setor Militar Urbano (SMU) “controlados”, aponta que a negociação foi “pacífica”, “organizada” e reforçou que o clima estava “bem tranquilo, bem ameno”, com movimentação “bem suave” e, mais uma vez, falou em “manifestação totalmente pacífica”.

Ouça o áudio:

 

Um print de uma conversa no WhatsApp entre Fernando e Ibaneis, no início da tarde deste último domingo (9), também revela que o secretário detalhou cada um dos pontos onde havia concentração de ônibus que levavam manifestante para o ato golpistas. Ele informa que já havia 150 ônibus espalhados pela cidade.

Vale destacar que Anderson Torres, ex-titular da pasta, foi exonerado e está nos Estados Unidos. Diante disso, o secretário executivo, que é delegado da Polícia Federal (PF), assumiu o cargo.

Veja:

Conversa entre Fernando e Ibaneis no WhatsApp – Foto: Reprodução
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link