Uma live e um e-mail: como foi a demissão coletiva da equipe do X no Brasil

Atualizado em 18 de agosto de 2024 às 22:28

Os funcionários do X no Brasil, antigo Twitter, foram demitidos através de uma live e de um e-mail.

De acordo com informações obtidas pela jornalista Raquel Landim, do Uol, a empresa realizou uma videoconferência na manhã deste sábado (17) e, logo após, enviou um e-mail comunicando a demissão de todos os colaboradores com contrato na filial brasileira.

Essa decisão repentina gerou muitas queixas internas, com troca de mensagens entre os funcionários pelo WhatsApp, e uma nova reunião com um gestor nos Estados Unidos foi agendada para a segunda-feira (19).

O Brasil é um mercado significativo para a rede de Elon Musk, contando com uma equipe de publicitários contratada para desenvolver produtos voltados ao público brasileiro. Um exemplo disso é a preferência dos brasileiros por vídeos, o que levou o X a planejar um projeto para ajudar marcas a melhor utilizarem a plataforma nessa área.

O país está entre os países com maior número de usuários na rede social, cerca de 22 milhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, Índia, Inglaterra e Indonésia, conforme dados do Statista.

A insegurança tomou conta não apenas entre os funcionários, mas também entre os clientes. Muitas marcas possuem produtos e canais específicos para o X.

A plataforma é a segunda preferida dos brasileiros para assistir a eventos ao vivo, devido à possibilidade de interação. Por isso, as marcas utilizam o X para se comunicar com os clientes nesses momentos.

Há receio no meio publicitário de que as marcas brasileiras não recebam do time americano do X o mesmo nível de atenção que tinham no Brasil, o que poderia impactar negativamente os resultados.

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