Uma oportunidade se apresenta a Simone Tebet: não repetir Ciro. Por Carlos Fernandes

Atualizado em 10 de setembro de 2022 às 12:47
Tebet e Ciro. Fotos: BTG Pactual e Agência Senado

Por Carlos Fernandes

A recém-divulgada pesquisa Datafolha seria apenas mais do mesmo se não fosse pelas oscilações positiva e negativa de Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, respectivamente, no quadro geral das intenções de votos.

Ainda que não se possa afirmar com toda a certeza que os 2% perdidos por Ciro sejam nominalmente os 2% ganhos por Bolsonaro, é mais do que lícito supor que a violência e ódio com que o ora pedetista tem conduzido as suas críticas notadamente voltadas para Lula tenham feito com que o seu entorno mais obcecado comece a migrar de vez, já imediatamente, para as hostes bolsonaristas.

Para quem acompanha a política, esse movimento não surpreende absolutamente ninguém, dado o nível de rancor e animosidade com que Ciro vem disseminando, em irresponsável parceria com Bolsonaro, junto à disputa eleitoral de 2022.

Fora todos os inúmeros problemas óbvios para a democracia brasileira contidos nessa estratégia destrambelhada, a coisa toda tende a se virar contra ele próprio, Ciro, tendo em vista que se por um lado o segundo colocado nas pesquisas se afasta cada vez mais, o quarto lugar, mesmo neste momento jogando parada, já enxerga no visual o seu oponente e se prepara para a hora da ultrapassagem.

Simone Tebet, alavancada por uma bela estreia no debate da Band, viu seus parcos 1% de intenções de votos se transformarem em consistentes 5%, já em empate técnico com Ciro Gomes. Caso a ala mais racional que ainda vota no ora pedetista resolva exercer o seu direito ao voto útil em Lula para desbancar o inútil já no primeiro turno, o resultado dessa operação nada mais será do que uma vergonhosa quarta colocação, com menos da metade dos votos obtidos em 2018, do agora quatro vezes derrotado candidato à presidência.

Para Tebet, uma então ilustre desconhecida, chegar em terceiro lugar numa disputa presidencial acirradíssima e com gigantesco nível de polarização é, de saída, uma ótima performance. Sobretudo se levarmos em conta que a sua intenção não é nem nunca foi ganhar a corrida, mas tão somente se mostrar como opção viável para 2026.

E é justamente nesses termos que uma oportunidade única se apresenta para Simone Tebet.

Tudo muito bem medido e pesado, os votos que hoje Tebet traz consigo é tudo o que Lula precisa para fechar a fatura já na primeira volta das eleições. Ser a responsável direta por essa mais do que possível transferência de votos – em clara oposição à palhaçada proporcionada por Ciro em 2018 e reeditada com requintes de crueldade em 2022 – seria um fator de extrema visibilidade para uma mulher que quer se mostrar como uma via de “pacificação” do país, coisa somente pensável com a derrota, não só eleitoral, mas política, do atual presidente.

Da mesma forma que ninguém esqueceu o Tour de France de Ciro Gomes em 2018, Tebet seria lembrada por um grandioso gesto de desprendimento e humildade se abdicasse de sua candidatura nessa reta final da campanha e apoiasse Lula, evidenciando definitivamente o seu nome como o fator decisivo para o melhor de todos os desfechos nesta disputa entre a civilização e a barbárie.

Propaganda maior em seu benefício próprio não poderia existir. A deusa Fortuna acena para Simone Tebet. Caso retribua, está dada uma liderança forte para a disputa de 2026.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link