Uma seleção com 16 das melhores histórias da tag #meuamigosecreto. Por Nathalí Macedo

Atualizado em 27 de novembro de 2015 às 15:50

image

A tag viral #MeuAmigoSecreto tem feito sucesso nas redes sociais e deixado alguns homens bem incomodados. Trata-se de uma campanha para que as mulheres denunciem comportamentos machistas, transfóbicos, homofóbicos e racistas de seus “amigos”. Selecionei 16 das melhores postagens.

‪1) #‎meuamigosecreto‬ diz que não gosta de se relacionar com mulheres que “pensam demais”, pois da muito trabalho. (@TatianaTrad)

2) ‪#‎meusamigossecretos‬ não compreendem que a questão de não citar nomes diz respeito a não criar uma discussão em torno de um alguém, porque, se falamos em terceira pessoa, estamos falando de uma estrutura, de uma lógica. meu amigo secreto não entende que a história não tem sujeito e acha que estamos sendo covardes: compre um espelho, parça. (@BarbaraPessoa)

3) #‎meuamigosecreto‬ tem muitas amigas negras, transa com algumas, considera algumas particularmente especiais, mas só namora com brancas preferencialmente classe média, prefere entrar num relacionamento com uma branca pela qual não demonstra nem afeto nem respeito pois ainda que ache a brother negra mais interessante e mais bacana, não vai querer ser visto por aí de mãos dadas com uma negra. Meu amigo existe aos montes. (@EstranhaGrazy)

4) ‪#‎meuamigosecreto‬ é professor. Já deu aula no ensino médio quando pediu pra aluna, menor de idade, pagar boquete pra não ser reprovada na matéria. Na faculdade de Teatro ele pedia pras meninas fazerem cena de sexo, mas só pras meninas. Agora tá dando aula no meu curso novo. Vem no inbox puxar conversinhas e na sala de aula aproveita pra, sempre que possível, passar a mão em algumas partes dos corpos das minas. (Mariana Galvan)

5) ‪‪#‎meuamigosecreto‬ diz que é doido para ser pai futuramente, mas se a namorada ficar grávida agora, diz que ela é uma moralista porque não quer abortar e chega até dizer pra enfiar um cabide lá dentro e usar um remédio que, se ingerido quando a mulher está grávida, o feto fica deformado. (@IsabellaOliveira)

6) #‎meuamigosecreto‬ tira fotos das mulheres com quem ele transou enquanto elas dormem e compartilha em grupos “zoeira” do whatsapp. (@LuaCalasans)

7) ‪#‎meuamigosecreto‬ antes de me conhecer pessoalmente disse que eu era interessante e muito bonita e pediu para ficar comigo, mas depois que descobriu que sou deficiente disse que queria ser apenas meu amigo. Obrigada querido, mas de preconceituosos só quero distância mesmo. (@BelaAngel)

8 ) #‎meuamigosecreto‬ é filósofo e livre pensador. Mas quando uma aluna faz uma pergunta inteligente em aula ele responde com: “nossa, a cor da sua roupa ressalta sua beleza”. (@NaniCoimbra)

9) ‪#‎meuamigosecreto‬ se orgulha de ter “traçado” – sim, é esse o termo que ele usa – 5874629864 mulheres. Ele só sabe transar usando o pinto, e acredita que a coisa toda se resume a estocadas frenéticas e vigorosas. Como diria Alexandre Frota, o negócio é comer cu e buceta. Obviamente, ele tem nojo de sexo oral. E compra as videoaulas de educação sexual no câmelo – “7 DVD é 10, minha gente”. Ou então assiste no redtube mesmo. (@AlineXavier)

10) ‪#‎meuamigosecreto‬ sou eu. Fui criminosamente adestrado pra ser machista e mesmo achando que não sou, devo ser em algum ponto cego. Se acontecer ou quando acontecer, me denunciem. (@PedroPonde)

11) ‪#‎MeuAmigoSecreto‬ escreve poesia intencionada exclusivamente para ter moral com o sexo feminino. Ele se considera “poeta”, mas, sua “poesia” se caracteriza apenas por elogios clichês e supérfluos direcionados às meninas, para, assim, ganhar reconhecimento, coraçõezinhos, seguidores e likes em sua página. E pior: ele consegue. (@EsterBarroso)

12) ‪#‎meuamigosecreto‬ se sente seguro categorizando o mundo entre “coisas de homem” e “coisas de mulher”. Assim ele pode ser preconceituoso à vontade e se sentir socialmente respaldado. (@IsadoraSebadelhe)

13) ‪#‎meuamigosecreto‬ terminou com ex pq não suportava a igualdade de direitos que ela impunha. Como pode alguém gostar de sexo tanto quanto eu? Como pode se destacar profissionalmente tanto quanto eu? Meu amigo optou por uma mulher “menos”. Até hoje meu amigo manda mensagem pra ex querendo “mais”. Coitado do meu amigo. (#MarianaSena)

14) ‪#‎MeuAmigoSecreto‬ sempre foi um pai de família responsável e amoroso, afinal, ele sempre quis ser pai. Menos quando encontrou uma outra mulher e ele não pensou duas vezes em abandonar tudo que construiu, dificultando ao máximo a vida das suas filhas, inclusive suspendendo quando queria a pensão. A última foi a anulação da assistência médica. Meu amigo secreto acredita que pagando pode se eximir da função de pai. (@RaissaFigueiredo)

15) ‪#‎meuamigosecreto‬ é jovem, universitário, e acha que toda reação promovida pelas mulheres até agora é pura modinha e fica de saco cheio em ver tantos #meuamigosecreto, que provavelmente, são amigos dele e é ele TB. Ele só n sabe o quanto é idiota por n entender que não há nada de moda, há luta, há necessidade de combater toda forma de agressão contra as mulheres, um machismo, uma violência enraizada há mais de séculos. Então, #meuamigosecreto, acorda e vai estudar um pouquinho. Abaixa teu rabinho e ‪#‎aceitaquedoimenos‬, pq ainda vai ter mto papelzinho voando por aqui.
(@EmiliPinheiro)

16) #meuamigosecreto É tenente da Polícia Militar. Apresentou-se como o oficial responsável pela comunicação da tropa de uma cidade da Grande São Paulo. Isso significa que ele é o policial habilitado para falar com jornalistas. Esse tenente passou alguns vídeos para uma reportagem através de mensagens no WhatsApp. Para mim e para outros três colegas (homens). O meu contato com ele foi esse. Apenas esse – o número nem ficou salvo na agenda. Dias depois, esse oficial da PM me mandou outra mensagem. Dizendo que eu era linda, princesa e mais um monte de baboseiras. Cortei com educação, explicando que além de ser casada, não admitiria esse tipo de aproximação abusiva seja qual fosse o meu estado civil. E aí o cara me xingou. Ameaçou também. Mudou a foto do avatar do WhatsApp para uma em que ele aparecia com uma pistola em punho. Disse que eu era folgada e algo como “vai trombar comigo na rua”. Fui para a Corregedoria. Onde só fui ouvida porque sou jornalista. Mas não sem um “ah, mas não é pra tanto, vai”. #meuamigosecreto foi afastado do cargo, eu soube. Mas quantas mulheres será que ele ainda ameaça com uma arma quando ouve um não?
(@ThaisNunes)