União Brasil se movimenta para expulsar Chiquinho Brazão

Atualizado em 24 de março de 2024 às 11:47
O deputado federal Chiquinho Brazão. Foto: reprodução

O presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, vai solicitar à comissão executiva a expulsão do deputado federal Chiquinho Brazão do partido, conforme informações do UOL. O parlamentar foi preso na manhã deste domingo (24) sob suspeita de ser um dos mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco.

A comissão executiva da sigla está agendada para se reunir na próxima terça-feira (26) para debater o assunto. Em comunicado, o União Brasil afirmou que, embora o deputado seja filiado, “já não mantinha relacionamento com o partido e havia solicitado ao Tribunal Superior Eleitoral autorização para se desfiliar”.

Rueda vai solicitar a abertura de um processo disciplinar. Este processo poderá resultar na expulsão do deputado do partido, “com cancelamento de filiação partidária”.

Chiquinho e seu irmão, o conselheiro do TCE-RJ Domingos Brazão, foram detido sob suspeita de serem “autores intelectuais” dos homicídios de Marielle e seu motorista, Anderson Gomes. Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do RJ, também foi preso, mas por obstrução de Justiça.

Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, presos como mandantes da morte de Marielle Franco. Fotomontagem

Os presos foram levados para a superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Eles devem ser transferidos para o Distrito Federal ainda neste domingo.

Os investigadores continuam a trabalhar para esclarecer a motivação por trás do crime. Até o momento, as evidências apontam para uma possível conexão com a expansão territorial de milícias no Rio de Janeiro.

Ronie Lessa, ex-policial militar preso sob acusação de participação na execução do crime, colaborou com as autoridades, identificando os mandantes e fornecendo informações sobre os motivos que levaram ao assassinato de Marielle e Anderson.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz
Yurick Luz, 24 anos, é redator no DCM desde 2022. Amante do futebol, são-paulino e entusiasta do mundo automotivo.