União Europeia é convidada pela primeira vez para observar eleições do Brasil

Atualizado em 11 de abril de 2022 às 20:02
União Europeia é convidada para observar eleições do Brasil
Urna eletrônica
Foto: Marri Nogueira/Agência Senado

A União Europeia foi convidada pela primeira vez pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para observar as eleições no Brasil. O tribunal comunicou a informação à Reuters nesta segunda-feira (11).

O vice-presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, que cuida da política externa do bloco, agradeceu no mês passado o convite do TSE, dizendo que precisava consultar os 27 Estados-membros da União Europeia e o Parlamento Europeu para uma resposta definitiva, conforme informou à Reuters uma pessoa com entendimento do assunto.

Essa fonte e outra, que estão sob condição de anonimato para discutir questões diplomáticas, disseram que a União Europeia pretende mandar uma missão ao Brasil em maio para avaliar a viabilidade de ser observadora oficial nas eleições de 2022.

O TSE também disse à Reuters que outras instituições internacionais foram convidadas para observar as eleições. Entre elas estão a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Carter Center, o Parlamento do Mercosul e a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais, com sede em Washington (IFES). O tribunal informou que os convites estão sendo negociados.

“A OEA foi convidada antes para observar as eleições de 2018 e 2020. Este ano estamos convidando outras instituições”, afirmou uma fonte do TSE, em anonimato.

Embaixada da União Europeia não quis comentar o convite

A embaixada do bloco europeu em Brasília não quis comentar sobre o convite. O Palácio do Planalto ainda não respondeu a um pedido de comentário.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem questionado a integridade do sistema eleitoral brasileiro com afirmações infundadas de fraude na disputa de 2018. Essas alegações incorretas tem causado preocupações de que ele possa não aceitar os resultados das eleições de outubro.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link