Universidade baiana está entre as melhores do País

Atualizado em 16 de abril de 2024 às 14:47
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foto: Ascom/Uesb

Com o conceito 4, em uma escala de 0 a 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados da instituição, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) se mantém como uma das melhores do país, pelo oitavo ano consecutivo. Para alcançar essa nota, ela vem reunindo esforços no sentido de promover o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão.

A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No censo, 1.998 instituições foram avaliadas e, dessas, 27,7% obtiveram nota entre 4 e 5. A Uesb está entre elas.

Os pilares que compreendem esse reconhecimento estão relacionados a investimento em tecnologia, informação, inclusão, diversidade, permanência estudantil, entre outros. As avaliações são realizadas por meio de coleta de dados institucionais, que englobam as notas conceito Enade, desenvolvimento de pesquisa e pós-graduação, qualificação do quadro docente com mestrado e doutorado, internacionalização da instituição, bem como políticas de acesso e permanência estudantil.

Avaliação dos cursos

Além da avaliação geral, os cursos de uma universidade também são avaliados de forma específica pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC). Nele, são consideradas a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), prova realizada pelos estudantes, bem como são avaliados o corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos pedagógicos. Na última edição do Enade, os cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo e Psicologia participaram desse processo, que também receberam o CPC.

Dessa lista, o CPC de cinco cursos obteve nota 4 (Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo e Psicologia), e um curso nota 3 (Administração), numa escala de 1 a 5. O resultado desse desempenho contribui, também, na avaliação geral, que define o IGC de cada Instituição de Ensino Superior.

Com informações da Ascom/Uesb

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link