Urânio supostamente vendido pelo PCC é apreendido pela Polícia

Atualizado em 12 de abril de 2022 às 14:56
Suposto urânio encaminhado para análise em laboratório
Foto: Reprodução

Polícia Civil apreendeu na última sexta-feira (8) cerca de um quilo de urânio supostamente vendido pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). Os dois suspeitos de ofertar o material foram presos em uma casa em Guarulhos, na Grande São Paulo. Segundo a Folha de S.Paulo, eles afirmaram aos agentes que pretendiam fazer a venda por intermédio da facção criminosa.

os policiais iniciaram a operação após denúncia de um homem que afirmou ter recebido uma proposta para comprar, ilegalmente, o material por US$ 90 mil o quilo (cerca de R$ 422 mil). De acordo com a denúncia, a dupla ainda afirmou que teria um quilo do produto disponível para amostra e duas toneladas guardadas.

Os policiais se passaram por compradores e foram até a casa no bairro Vila Barros. Dentro do imóvel, os investigadores encontraram os suspeitos e pedras “que realmente tinham aparência idêntica ao metal urânio em estado bruto”, conforme trecho do relado dos agentes. Além de prender os suspeitos, os policiais apreenderam o suposto urânio e um documento que indicaria a legitimidade do material.

Policiais se passaram por compradores para investigar venda do suposto urânio

Os policiais foram até uma casa no bairro Vila Barros e conversaram com um dos suspeitos se passando por compradores. Dentro do imóvel, os investigadores encontraram o outro suspeito com pedras “que realmente tinham aparência idêntica ao metal urânio em estado bruto”, conforme trecho do relato dos agentes.

Os investigadores apreenderam um documento que indicaria a legitimidade do mineral e prenderam os suspeitos.

O Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (Ipen) foi acionado, para analisar o material. Segundo o coordenador de Segurança Nuclear, Radiológica e Física da instituição, Demerval Rodrigues, as amostras do material recolhido pela polícia foram encaminhadas para análise em laboratório. Os resultados podem ser divulgados ainda hoje (12), de acordo com a Folha de S.Paulo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link