URGENTE: Esquerda vence extrema-direita e Gustavo Petro é eleito presidente da Colômbia

Atualizado em 19 de junho de 2022 às 19:27
Eleições da Colômbia
Gustavo Petro e Rodolfo Hernández
Foto por: REUTERS/Luisa Gonzalez

Neste domingo (19), após uma corrida eleitoral bastante disputada, Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia. Petro, que participou de movimentos guerrilheiros nos anos 1980 e se consolidou como a principal liderança progressista do país nos últimos anos, será o primeiro presidente de esquerda da história do país.

Com 99,6% das urnas apuradas, o candidato do Pacto Histórico tem 11.248.779 votos, que representam 50,48% dos votos superando a extrema-direita de Rodolfo Hernández, que recebeu 47,26%, ou 10.532.578 dos votos.

Petro foi o candidato mais votado no primeiro turno, com pouco mais de 40% dos votos, mas teve que travar uma dura disputa com Hernández. O candidato direitista tentou se pintar como um outsider antissistema, embolando a disputa.

A vitória de Gustavo Petro é o principal fruto da jornada de mobilizações que sacudiu o país nos últimos anos. Depois de quase vinte anos governada pela extrema-direita através do uribismo, a Colômbia elegeu o primeiro presidente de esquerda de sua história.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link