Uso de traje nazista por garoto em formatura é investigado pela Polícia e MP

Atualizado em 13 de janeiro de 2026 às 19:55
Adolescente comparece em festa de formatura usando traje associado ao exército nazista alemão da 2º Guerra Mundial. Foto: Reprodução

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio Grande do Norte investigam o caso de um garoto de 13 anos que compareceu a uma festa de formatura usando um traje associado ao exército nazista alemão da Segunda Guerra Mundial. O episódio ocorreu na madrugada de sábado (10), em Mossoró, e gerou ampla repercussão nas redes sociais após a divulgação das imagens.

Nos registros que circularam na internet, o adolescente aparece vestindo roupas semelhantes às utilizadas pela Wehrmacht e realizando a saudação nazista “heil Hitler”. As imagens foram feitas durante o baile de formatura das irmãs do garoto e passaram a ser compartilhadas em diferentes plataformas digitais.

Segundo a Polícia Civil, foi instaurado um inquérito para apurar os fatos. Como a família do adolescente reside no Ceará, a corporação informou que irá expedir cartas precatórias para que o jovem e seus responsáveis sejam ouvidos por uma delegacia especializada no estado vizinho.

Adolescente faz saudação nazista. Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da 10ª Promotoria de Justiça de Mossoró, também instaurou um procedimento extrajudicial para reunir informações sobre o caso. Em nota, o órgão afirmou que analisará as provas para definir “as medidas legais e diligências adequadas à elucidação do ocorrido”.

O Conselho Tutelar da 34ª Zona de Mossoró se manifestou informando que, em casos de suposto ato infracional, cabe à autoridade policial a condução das investigações. O órgão declarou que repudia “qualquer tipo de prática racista, discriminatória, alusiva à intolerância religiosa” e situações que exponham crianças e adolescentes a risco ou constrangimento.

Após a repercussão, o garoto divulgou um vídeo pedindo desculpas, com autorização dos pais. Na gravação, afirmou que não compreendia a gravidade do ato. “Eu peço desculpas a quem se sentiu ofendido, quem se sentiu triste com essa situação”, disse. No Brasil, a apologia ao nazismo é crime previsto na Lei 7.716/1989 e, por se tratar de menor de idade, o caso é analisado como ato infracional, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.