Valdemar: Tarcísio já sinalizou ao PL que migra para o partido se entrar na disputa de 2026

Atualizado em 29 de novembro de 2025 às 18:10
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto. Foto: Folhapress

O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, reforçou, na última sexta-feira (28), que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), irá para o PL caso se candidate para a presidência do país em 2026. De acordo com o dirigente, o próprio Tarcísio já comunicou para ele oficialmente.

“O Tarcísio, se for candidato, vem para o PL. Já me comunicou isso oficialmente”, disse Costa Neto, reiterando que, no fim, a decisão é do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Agora, dependemos de Bolsonaro escolher quem é o candidato. É o Bolsonaro que é o dono dos votos, é ele que escolhe”.

Embora a candidatura de Tarcísio seja uma das dúvidas da disputa presidencial de 2026, a fala do dirigente do PL não é novidade, e já foi reforçada por Valdemar em outras oportunidades. Durante evento com empresários em São Paulo, na última terça-feira (25), o presidente do PL afirmou novamente que o governador já sinalizou disposição para migrar ao PL caso decida disputar o Planalto.

“Tarcísio já declarou. Eu tive um jantar com ele há um ano e meio atrás e ele falou: ‘Se eu for candidato, eu vou para o PL’. Logo depois, num recente jantar com governadores, ele falou na frente de cinco: ‘Sou candidato a governador, mas se eu for candidato a presidente, eu vou para o PL’”, contou.

Diante da inelegibilidade do ex-presidente, e com a proximidade mais latente de 2026, o partido está articulando qual será sua posição na sucessão presidencial. Valdemar tem pontuado que o partido terá candidatura própria em 2026 e, embora não tenha oficializado nenhum nome, Tarcísio tem aparecido como a principal opção.

Sofia Carnavalli
Sofia Carnavalli é jornalista formada pela Cásper Líbero e colaboradora do DCM desde 2024.