“Vamos a campo sob protesto”: jogadores do Botafogo publicam manifesto em apoio a Autuori e contra volta do futebol

Atualizado em 28 de junho de 2020 às 18:32
Reprodução/Instagram

Publicado originalmente no Fogão Net

Os jogadores do Botafogo publicaram um manifesto em conjunto nas redes sociais neste sábado, por volta das 19h, um dia antes de entrar em campo para enfrentar a Cabofriense, neste domingo, às 11h, no Estádio Nilton Santos, na volta do Campeonato Carioca.

Na mensagem, os atletas manifestaram desaprovação com a punição ao técnico Paulo Autuori – já revertida no STJD – por críticas à Ferj e com o retorno da competição em meio à pandemia do novo coronavírus. Os jogadores afirmam na carta que entrarão em campo “sob protesto”. Eles tiveram apenas uma semana de treinos.

Ao lado do Fluminense, o Botafogo foi contrário ao retorno do Campeonato Carioca neste momento em que os números de casos e mortes provocadas pela Covid-19 seguem elevadas. Ambos tentaram no TJD-RJ e no STJD adiar o reinício do Estadual para julho, mas o máximo que conseguiram foi adiar para este fim de semana.

Confira a íntegra da mensagem:

O elenco do Botafogo de Futebol e Regatas vem a público lamentar e demonstrar total desaprovação ao retorno do Campeonato Carioca diante de uma pandemia mundial de grandes proporções e também à punição do TJD ao nosso comandante, Paulo Autuori, por nos representar perante a sociedade.

Somos apaixonados pelo que fazemos, o futebol é a nossa vida, mas entendemos que o momento não é o ideal para colocar novas vidas em risco diante de um cenário em que a contagem de mortos, infelizmente, é diária.

No aspecto esportivo, necessitamos de tempo para a preparação e prevenção de lesões, o que se torna inviável com um retorno prematuro.

Somos profissionais e estamos treinando sob os rigorosos cuidados do clube, que desde sempre priorizou a nossa saúde e de seus colaboradores.
Sabemos que não estamos sozinhos nessa luta e que “honrar as cores do Brasil de nossa gente” é mais do que uma frase no hino do centenário clube que defendemos.

Seguimos fortes para enfrentarmos os obstáculos que encontraremos pela frente, todos juntos pela vida e pela liberdade de expressão.
Vamos a campo representar a Gloriosa instituição, mas sob protesto.

Atletas do Botafogo de Futebol e Regatas