“Vamos ganhar a eleição e impedir a volta da ditadura”, diz Pimentel

Atualizado em 9 de setembro de 2018 às 16:11
Fernando Pimentel, governador de Minas Gerais. (Foto: Ben Hider/Agência MG)

O governador e candidato à reeleição Fernando Pimentel, se encontrou hoje, 9 de setembro, com as lideranças da coligação Do Lado do Povo na sede do comitê, em Belo Horizonte, e chamou a atenção para a importância histórica desta campanha eleitoral em Minas e no Brasil. Pimentel afirmou que a democracia brasileira nunca esteve tão ameaçada, e agora ameaçada explicitamente por declarações de candidatos da direita, e que os partidos que apoiam sua candidatura têm a missão não apenas de vencer as eleições, mas especialmente de resistir à tentativa da direita de promover um novo golpe no país.

“Esta campanha talvez seja a campanha mais importante que a gente está fazendo, a eleição mais importante que a gente está disputando, desde a redemocratização, desde que a gente conseguiu reconquistar a democracia. Porque a democracia no Brasil nunca esteve tão ameaçada quando esteve até agora, e agora ameaçada explicitamente”.

E ele completou: “não sei se vocês viram, o candidato à vice-presidente na chapa do Bolsonaro deu uma entrevista à Rede Globo e ele fala explicitamente ‘nós vamos ganhar, e se não ganhar nós vamos ficar atentos porque temos as Forças Armadas ao nosso lado’. Agora é explícito, eles estão falando, verbalizando a intenção deles de fazer o Brasil regredir. Nós somos da luta democrática, e toda vida fomos, nossos da resistência, lá desde o tempo da ditadura, das reconquistas, e depois ganhamos quatro eleições sucessivas para presidente da República, quatro, duas com Lula e duas com a Dilma, e vamos ganhar a quinta, eu não tenho dúvidas de que vamos ganhar esta eleição. Eles tentaram tirar o Lula, provavelmente vão caçar o registro dele, nós vamos disputar com Fernando Haddad e a Manuela D’Ávila de vice, e vamos ganhar a eleição”.

“O nosso desafio é construir nesta campanha as bases da resistência, porque não está afastada a possibilidade de ganharmos e eles nos impedirem depois de governar, foi o que eles fizeram com a Dilma no segundo mandato. Eles já estão falando, estão falando e têm o apoio da mais poderosa rede de comunicação do Brasil, que é essa monstruosidade que nós sabemos o nome. Nós estamos disputando uma eleição, temos uma tarefa aqui em Minas que não é pequena, porque é aqui que eles vão tentar nos derrotar, não é derrotar a minha candidatura, a candidatura da Jô, a candidatura da Dilma, não, é derrotar o campo democrático, e eles têm que ganhar aqui para ganhar nacionalmente, porque senão não ganham. Nós elegemos a Dilma por aqui, vocês lembram como foi, o Aécio disse que iria colocar aqui vantagem de 4 milhões de votos e saiu com 600 mil a menos, não só não colocou os 4 milhões como ficou devendo 600 mil, o que foi fundamental para nós elegermos ela na eleição passada”, completa.

E Pimentel finaliza: “não basta ganhar a eleição, vamos nos preparar para a resistência, porque eles virão para cima de nós para tentar impedir a gente de governar. Eles deram um golpe, e vocês acham que eles vão dar um só golpe, não, eles vão tentar dar outro e mais outro, é preciso resistir mesmo, é preciso nos organizarmos, como nós sabemos, com as comunidades, os nossos companheiros dos movimentos sociais, dos sindicatos, das organizações religiosas, é preciso nos estarmos atentos para impedir outro golpe. Vamos derrotá-los acima de tudo por uma coisa simples: nós somos aqueles que queremos ‘Lula livre’, tirar o Lula da prisão, acabar com a condenação injusta e arbitrária do Lula, então é com esta palavra de ordem e com a nossa garra, com o nosso empenho, com a nossa experiência, com nosso compromisso, que nós vamos ganhar a eleição. Vamos à luta, companheiros”.