Vão colar a imagem do governo à cara do Datena? Por Moisés Mendes

Atualizado em 3 de dezembro de 2025 às 23:26
Lula e Datena. Foto: reprodução

Datena passa a ser a imagem do setor público e do governo para falar com o povo, é isso mesmo? Pois parece, porque Datena foi contratado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para apresentar programas na TV Brasil e na Rádio Nacional.

O que está acontecendo? O governo e Lula vão pegar carona na imagem de Datena? Mas que imagem? Do sujeito policialesco que manda caçar bandidos, do prende e arrebenta, das falas preconceituosas? Que história é essa?

Datena, o que fala com o povo, teve apenas 1,84% dos votos do povo na eleição para prefeito de São Paulo no ano passado. Que pesquisa indicou ao governo que Datena ainda tem conexão relevante com a população das periferias?

É uma estratégia para São Paulo? Não há mais ninguém em São Paulo capaz de conversar com o povo sobre políticas públicas?

Quer dizer que o setor público só consegue se comunicar com o povo e dizer o que o governo faz por meio dessas figuras? Isso é comunicação pública? Isso é comunicação de governo, que precisa dizer que faz o que Lula prometeu?

Respeitem a trajetória de profissionais do tamanho e da importância de Tereza Cruvinel, que participou da criação e EBC e da TV Brasil.

Por favor, revoguem essa contratação.

Moisés Mendes
Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/