
Dois membros da Guarda Nacional morreram em Washington, capital dos Estados Unidos, nesta quarta (26), após tiroteio perto da Casa Branca. A sede do governo americano foi colocada em “lockdown” após o episódio e uma pessoa, que não teve a identidade revelada, foi presa.
Com o lockdown, a entrada e a saída na Casa Branca foram suspensas. Outras ruas próximas também foram interditadas. A Polícia Metropolitana de DC disse no X que está no local do tiroteio e pediu que os transeuntes evitem a área.
Testemunhas do tiroteio dizem que ouviram uma sequência inicial de vários disparos e, na sequência, uma “chuva” de balas cerca de 20 segundos depois. Civis correram enquanto o Serviço Secreto se dirigia ao local.
🚨#BREAKING: At least two National Guard members have been shot near the White House with one sadly passing away
⁰📌#Washington I #DC⁰
At this time Multiple emergency crews are currently on the scene following a Active shooting incicent involving two National Guard members,… pic.twitter.com/rxLgR1Nge9— R A W S A L E R T S (@rawsalerts) November 26, 2025
Na Truth Social, sua própria rede social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o atirador de “animal” e disse que os militares foram levados para hospitais da região em estado grave antes de morrerem. Ele ainda afirmou que o autor dos tiros “pagará um preço muito alto”.
“Deus abençoe nossa Grande Guarda Nacional e todas as nossas Forças Armadas e autoridades policiais. Essas são pessoas realmente extraordinárias. Eu, como presidente dos Estados Unidos, e todos os associados ao Gabinete da Presidência, estamos com vocês”, escreveu. Ele não estava na Casa Branca no momento do ataque, já que viajou para a Flórida na noite desta terça (25).
As circunstâncias do tiroteio ainda não foram esclarecidas. Tropas da Guarda Nacional de vários estados estão em Washington há meses como parte da ofensiva anti-crime do presidente na capital do país, que desde então se expandiu para outras cidades dos Estados Unidos.
A Agência de Aviação Civil dos EUA (FAA, na sigla em inglês) suspendeu todas as decolagens no Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, após o ataque.
Footage of the scene where two national guards men have been sh0t in Washington DC pic.twitter.com/y8IWJCHZeo
— Sarah Fields (@SarahisCensored) November 26, 2025