Explosão de trem gera fumaça tóxica, causa envenenamento e preocupa moradores nos EUA; veja imagens

Atualizado em 13 de fevereiro de 2023 às 16:17
Fumaça de gases tóxicos após descarrilamento de trem nos EUA
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um trem que transportava uma carga de cloreto de vinila descarrilou em Ohio, nos Estados Unidos, na última semana. O acidente causou uma explosão de gases tóxicos que preocupa os moradores de Ohio e outros estados.

Na última terça-feira (7), uma névoa potencialmente tóxica e odores intensos foi registrada na área. O acidente motiva processos judiciais e uma preocupação das autoridades com possíveis contaminações.

Dois residentes do estado da Pensilvânia entraram com uma ação federal contra a Norfolk Souther, empresa responsável pelo trem que descarrilou na linha Ohio-Pensilvânia. O processo busca uma garantia da empresa de que fará o monitoramento de saúde para residentes dos estados atingidos pela fumaça.

Caso a ação seja julgada procedente, a operadora ferroviária teria que pagar pelo exame médico e cuidados relacionados a qualquer pessoa em um raio de até 48 km do local do descarrilamento do trem.

Fumaça preta causada por vazamento químico em Ohio, nos EUA

Cerca de 50 vagões, incluindo 10 transportando materiais perigosos, descarrilaram no dia 3 de fevereiro em Ohio. Nenhuma pessoa ficou ferida, mas alguns moradores reclamaram de dores de cabeça e mal-estar desde o descarrilamento.

Investigadores disseram que o acidente foi causado por um eixo quebrado. Três dias após o acidente, autoridades decidiram liberar e queimar cloreto de vinila dentro de cinco vagões-tanque, lançando uma explosão no ar de cloreto de hidrogênio e do gás tóxico fosgênio.

Os reguladores ambientais têm monitorado o ar e a água nas áreas afetadas e disseram que até agora a qualidade do ar permanece segura e o abastecimento de água potável não foi afetado.

Após o acidente, uma concessionária de água da Virgínia Ocidental, estado vizinho, disse estar aprimorando o processo de tratamento de água como precaução após o descarrilamento. A West Virginia American Water afirmou que instalará uma entrada secundária no rio Guyandotte, caso seja necessário mudar para uma fonte alternativa de água.

Veja vídeos e fotos do momento da explosão:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link