Veículos digitais criam Associação em defesa da liberdade de expressão e pluralidade de ideias

Atualizado em 30 de julho de 2021 às 18:40
Journalists with recording equipment flocking around important people. Black and white retro style processing

“Devemos aprender a viver juntos como irmãos, ou iremos perecer juntos como tolos”, ensinava Martir Luther King.

É com esse espírito de fraternidade, forjado em anos de militância em prol do jornalismo independente, da pluralidade de ideias e da liberdade de expressão, que nasce a Associação Brasileira de Mídia Digital (ABMD).

Desde já, ela está disponível à sociedade como mais uma arma em defesa do Estado Democrático de Direito, o qual se deve considerar não como um princípio estático, mas como um organismo delicado e complexo, que apenas pode resistir ao autoritarismo se o alimentarmos diariamente com nosso ativismo cívico.

A ABMD nasce forte porque composta de veículos fortes e influentes, que sobreviveram e cresceram durante os anos mais turbulentos da nova república.

Uma das causas de tanta turbulência – ainda em curso – tem sido a escassa pluralidade no debate de ideias promovido pelos grandes meios de comunicação. E se estamos, aos trancos e barrancos, atravessando o deserto, e nos aproximando de momentos mais tranquilos, isso também se deve à existência de veículos de mídia independentes, como os que formam a nossa Associação.

Um dos principais objetivos da ABMD, naturalmente, será defender os interesses comerciais dos membros, e ajudar a estabelecer uma relação saudável e construtiva com as grandes plataformas de tecnologia.

O processo de criação já foi devidamente formalizado. A associação terá sede em Brasília, Distrito Federal. Já tem um website, https://abmd.jor.br/, e em breve suas redes serão anunciadas.

A primeira diretoria da entidade é formada pelos seguintes nomes e funções:

Florestan Fernandes Filho, presidente
Luís Costa Pinto, vice-presidente
Adriana Delorenzo, secretária-geral

A democracia brasileira ainda vive um momento complicado, em virtude de um governo que diuturnamente procura desestabilizá-la.

Até que essa página seja virada, sabe-se lá que tumultos ainda será preciso enfrentar. A ABMD ajudará seus membros e toda a comunidade que se reúne no entorno desses veículos a atravessá-los mais fortes e organizados.

Cordiais saudações a todos!