Velório de Preta Gil vira “espetáculo” e revolta web: “Falta de empatia”

Atualizado em 25 de julho de 2025 às 14:50
Francisco Gil, filho de Preta Gil, no velório da mãe. Foto: reprodução

A espetacularização do velório de Preta Gil, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25), virou tema de críticas nas redes sociais. Emissoras como Globo e SBT apontaram câmeras para as reações de parentes e amigos a fim de transmitir o sofrimento de personalidades como Carolina Dieckmann, Regina Casé e Francisco Gil, filho da artista, expondo parte do corpo de Preta.

“É impressionante a falta de noção de algumas pessoas. No velório da Preta Gil, que está aberto ao público, a maioria passa pelo corpo com o celular na mão, filmando. Falta empatia e respeito em um momento tão delicado”, escreveu um influenciador no X.

“Velório não é evento. Muito feio ver gente indo ao Velório de Preta Gil só pra tirar foto ou matar curiosidade”, observou outro usuário. Há registros, por exemplo, de pessoas fazendo transmissões ao vivo nas redes sociais de dentro do Theatro, para exibir o corpo da artista aos seus seguidores.

O velório está aberto ao público, permitindo que fãs e curiosos vão ao local. Entre o público, também estão pessoas atrás de fotos com celebridades como Bruna Marquezine, Ludmilla, Ivete Sangalo e até Gilberto Gil, pai de Preta.

Antes mesmo da despedida, Rafael Ilha, ex-cantor do Polegar, criticou a realização do “evento” nesses moldes: “Achei um exagero. Ela não era uma cantora top brasileira, não fez muito sucesso. É muita pretensão”, declarou.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também passou a ser criticado ao usar a despedida como “palanque” para criticar o luto da primeira-dama, Janja da Silva. A esposa de Lula sorriu no local e foi questionada pelo bolsonaristas. Nas respostas, usuários questionaram se ele nunca foi a um velório ou nunca teve lembranças boas de alguém durante o luto.

Veja as reações nas redes sociais: