A Polícia Nacional Bolivariana da Venezuela removeu nesta sexta-feira (1º) uma publicação de seu perfil no Instagram com a silhueta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a bandeira do Brasil, acompanhada da frase “quem mexe com a Venezuela se dá mal”.
Publicada na última quinta-feira (31), a postagem não mencionava explicitamente Lula, mas a imagem era semelhante ao petista.
“Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagem de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer”, escreveu a instituição na legenda da publicação.
A instituição é vinculada ao Ministério do Interior, comandada por Diosdado Cabello, figura chave no regime de Nicolás Maduro e responsável pela repressão política no país.
Mais cedo, o Itamaraty divulgou uma nota sobre os ataques da Venezuela a Lula. “O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais”, afirmou o governo brasileiro.
“A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo”, acrescentou o Itamaraty.