Após reunião com delegação dos EUA, Venezuela liberta presos americanos

Maduro se reuniu com altos funcionários dos EUA que estão considerando suspender as sanções petrolíferas a Caracas

Atualizado em 9 de março de 2022 às 7:44
Maduro
Maduro. Foto: Wikimedia Commons

A Venezuela libertou da prisão, nesta terça (8), dois ex-funcionários americanos que trabalhavam em uma subsidiária petrolífera dos EUA que atuava na país sul-americano, diz a agência Reuters. Entre eles está Gustavo Cárdenas, ex-executivo da Citgo.

Citgo é uma subsidiária de refino dos Estados Unidos da petrolífera estatal Petróleos de Venezuela SA, foi libertado hoje, segundo fontes. Essa medida ocorreu poucos dias depois que Maduro se reuniu com altos funcionários dos EUA que estão considerando suspender as sanções petrolíferas a Caracas.

Nesta terça, o presidente Joe Biden proibiu importação do petróleo russo em reação à guerra na Ucrânia. Cárdenas foi um dos seis executivos da Citgo presos durante uma viagem à Venezuela em novembro de 2017 sob o que o governo dos EUA chamou de acusações forjadas de corrupção.

LEIA MAIS:

1; Moro vai aos Estados Unidos e à Alemanha para competir com Lula
2; China volta a enfatizar diferenças entre Ucrânia e Taiwan e manda recado aos Estados Unidos
3; Brasil e Estados Unidos não dialogam, diz Elio Gaspari

Maduro quer falar com os EUA

“Decidimos reativar o processo de diálogo nacional”, disse Maduro na segunda-feira na televisão estatal. “Este diálogo deve fornecer todas as garantias políticas para os próximos anos”, completou.

Não houve nenhuma palavra imediata sobre o paradeiro dos detidos libertados, embora se esperasse que fossem levados da Venezuela para os Estados Unidos sem demora.

Washington pediu a libertação de pelo menos nove homens, incluindo aqueles conhecidos como “Citgo 6”, dois ex-Boinas Verdes e um ex-fuzileiro naval dos Estados Unidos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link