Venezuela não usará território brasileiro para invadir Guiana “em hipótese nenhuma”, diz Múcio

Atualizado em 11 de dezembro de 2023 às 17:57
Ministro da Defesa, José Múcio. Foto: Sérgio Lima

Nesta segunda (11), o ministro da Defesa, José Múcio, assegurou que não permitirá, “sob nenhuma hipótese”, a invasão da Guiana pela Venezuela através do território brasileiro. Ele classificou a ameaça do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de invadir a região disputada do Essequibo como “insensatez” e uma “manobra política”.

Múcio afirmou que a preocupação não é grande, pois o Brasil não permitirá a passagem pelo seu território.

Na quinta-feira, os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Guiana, Irfaan Ali, terão uma reunião mediada pelo presidente de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, para discutir a disputa pela região. Múcio expressou esperança de que uma solução seja encontrada nesse encontro.

O ministro destacou que, devido às características geográficas da região, a Venezuela só poderia invadir a Guiana passando pelo território brasileiro. No entanto, ele ressaltou que isso não será permitido e que, se tentarem entrar, “vai mexer com a América do Sul, não só com o Brasil”.

Nicolás maduro, presidente da Venezuela. Foto: Marcelo Camargo

Múcio afirmou que a Guiana possui apenas 3,7 mil homens em suas forças armadas, em comparação com os 127 mil da Venezuela, mas destacou que o Brasil não se envolverá em hipótese alguma.

O referendo realizado por Maduro em 3 de dezembro, que tratou da anexação do Essequibo, aumentou as tensões na região. A diplomacia brasileira entende que a situação se agravou desde então, resultando em um reforço do contingente militar na área, incluindo tropas e blindados.

O comandante da Marinha do Brasil, Marcos Sampaio Olsen, afirmou que a Marinha está preparada para defender o país caso as tensões evoluam para um conflito.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link