Nunes pagou R$ 200 milhões a empresa que fez propaganda eleitoral irregular

DCM teve acesso à representação de Toninho Vespoli contra Nunes

Atualizado em 16 de março de 2024 às 14:45
Toninho Vespoli denuncia Nunes por propaganda irregular em site subcontratado. Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Toninho Vespoli denuncia Nunes por propaganda irregular em site subcontratado. Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

No dia 11 de março, o vereador Toninho Vespoli (PSOL-SP) entrou com uma representação contra o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), por propaganda irregular. A denúncia do parlamentar do PSOL envolve o site “O que São Paulo quer, a Prefeitura Faz”. O DCM teve acesso ao documento.

Na denúncia protocolada na Câmara Municipal de São Paulo, Vespoli acusa a gestão Nunes de praticar “publicidade irregular, com nítido propósito eleitoreiro, financiado com recursos públicos”.

O parlamentar afirma que a empresa por trás da página é subcontratada pela empresa Propeg Comunicação. Essa companhia foi contratada e teve acordo aditado em 30 de junho de 2023 para prorrogação por 12 meses por R$ 200 milhões com a Prefeitura de Ricardo Nunes. É a Propeg que faz as peças oficiais de comunicação da gestão.

Empresa sem contrato com Nunes

O site chama a atenção de cara por não ter domínio governamental “.gov.br”, como deveria ser qualquer canal institucional da prefeitura de São Paulo. Ao invés disso, o canal de divulgação de Ricardo Nunes tem um domínio “.com.br”.

De acordo com a denúncia, o site é propriedade da empresa Convergência Comunicação LTDA. Para o parlamentar do PSOL, chama a atenção a data do registro em 8 de fevereiro de 2024 e da sua expiração em 8 de fevereiro de 2025.

Essas datas coincidem com o período eleitoral. A Converagência Comunicação não tem contrato direto com a gestão Nunes, sendo uma terceirizada da Propeg Comunicação. O slogan da página é uma campanha clara pró Nunes de forma institucional: “O que São Paulo quer, a prefeitura faz”.

Quais são as três acusações do parlamentar

No ofício, Toninho Vespoli faz três denúncias, apontando também violação do princípio de impessoalidade da gestão Nunes:

A primeira é: “Realização de alegada publicidade institucional, inclusive com o uso da logomarca do ente municipal e seus slogans, fora dos canais digitais ofciais do município, em website de domínio privado pertencente a empresa com a qual o ente sequer possui relação contratual direta”.

A segunda: “A veiculação de conteúdo que, em verdade, não constitui publicidade institucional, mas sim de propaganda político-eleitoral irregular, especialmente tendo em vista que o domínio prefeiturafaz.com.br expira em fevereiro de 2025, o que indica nítido intuito eleitoral”.

E a terceira: “O custeio de tais irregularidades com recursos públicos, mediante um contrato de duzentos milhões de reais por ano”.

Slogan de site supostamente irregular em propaganda da Prefeitura. Foto: Reprodução
Slogan de site supostamente irregular em propaganda da Prefeitura. Foto: Reprodução

O que diz a prefeitura

Perguntada sobre o site “A Prefeitura Faz” e a atuação da Converagência Comunicação, o governo Ricardo Nunes, em nota assinada por Afonso Prado Filho da Secom, diz:

“Prefeitura da Cidade de São Paulo não mantém nenhum vínculo contratual direto com a empresa Converagência Comunicação LTDA. 

A referida empresa foi contratada no mês de fevereiro/24 para a produção do hotsite da campanha prestação de serviços 2024-1, tendo como slogan “O que São Paulo quer, a prefeitura faz”, diretamente pela agência de publicidade Propeg Comunicação S/A, empresa legalmente contratada por processo licitatório para realizar as campanhas institucionais da Prefeitura da Cidade de São Paulo”.

Resumidamente, Nunes diz não possuir vínculo direto com a empresa titular do site. Mesmo assim, a página divulga informações oficiais, o que abre espaço para a acusação de propaganda eleitoral irregular. 

A nota da Secom também admite que a Converagência Comunicação foi subcontratada pela Propeg, empresa encarregada e paga por milhões de reais em verba pública para “realizar campanhas institucionais”.

No fechamento desta matéria, o site O que São Paulo quer, a Prefeitura Faz” foi tirado do ar. Mas o print dele está no começo desta reportagem.

Outras denúncias

O vereador também oficiou representação contra Nunes por “superfaturamento na compra de material contra dengue”, o que se tornou uma investigação do Ministério Público em janeiro. Toninho Vespoli também pediu a cassação de outro vereador, Rubinho Nunes (União Brasil), por “difamar e perseguir” o padre Júlio Lancellotti na tentativa de criar uma CPI na Câmara.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link