Vereador bolsonarista de Curitiba perde o mandato após condenação por difamação

Atualizado em 27 de maio de 2022 às 15:23
Vereador bolsonarista de Curitiba Eder Borges
Vereador de Curitiba Eder Borges perde o mandato após difamar sindicato de professores
Foto: Reprodução

O vereador bolsonarista de Curitiba Eder Borges (PP) perdeu o mandato após ser condenado pela Justiça por difamar a APP-Sindicato, que representa os professores do Paraná. A decisão já foi comunicada ao parlamentar e deve ser oficializada pela Mesa Diretora na próxima sessão ordinária, marcada para segunda-feira (30).

O anúncio da sentença aconteceu durante coletiva de imprensa pelo vereador Tico Kuzma (Pros), que preside a Câmara. Segundo ele, a Casa não analisou o mérito da questão e apenas seguiu seu regimento, que prevê a perda de mandato para os vereadores com condenação transitada em julgado.

A decisão é da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais de Curitiba. Entre as punições estão a prisão por 25 dias em regime aberto e o pagamento de multa por publicar uma foto editada em que um estudante aparecia com uma bandeira do comunismo, em 2016. No texto, o vereador acusava a APP-Sindicato de ser a responsável pelo caso.

A APP-Sindicato afirmou em nota que a perda do mandato do vereador é uma ‘vitória contra as fake news’. “A APP celebra a decisão e espera que as consequências da fake news publicada por Eder Borges sirvam de exemplo aos(às) tantos(as) que constroem uma trajetória política calcada em mentiras e calúnias”, diz um trecho da publicação. “É passada a hora de dar fim à impunidade contra quem difama a classe trabalhadora e as organizações sindicais”, diz a entidade.

Borges disse por meio das redes sociais estar atuando juridicamente para reverter a situação. “Cassado por um meme? Meu jurídico está atuando e vamos reverter este absurdo. Ainda acredito na Justiça e no Brasil”, escreveu.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link