Vereador bolsonarista é preso ao usar ônibus da prefeitura para transportar 52 kg de drogas

Atualizado em 5 de setembro de 2025 às 15:46
Roberto Serenini foi preso por tráfico de drogas. Foto: reprodução

O vereador Roberto Serenini (PL), Secretário Municipal de Saúde de Curvelândia (MT), foi preso na manhã da última quinta-feira (04), suspeito de transportar mais de 52 quilos de cocaína com destino a Cuiabá em um micro-ônibus da secretaria. A prisão do parlamentar aconteceu em Cuiabá durante a Operação Infirmus.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência e no gabinete do secretário, expedidos pela Justiça com parecer favorável do Ministério Público, após investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc). O veículo oficial havia sido apreendido em Várzea Grande ainda em agosto, com 50 tabletes de pasta base.

Segundo o delegado Wilson Cibulski, que falou à imprensa, foram realizadas buscas tanto no gabinete quanto na residência do secretário em Curvelândia. O parlamentar ainda não prestou depoimento e aguardava a chegada de seu advogado.

A investigação começou em 18 de agosto, quando o micro-ônibus da Secretaria de Saúde foi abordado por policiais da Denarc no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande. A ação ocorreu após denúncias anônimas que indicavam que o veículo, que transportava pacientes para tratamento médico em Cuiabá, estava carregado com drogas escondidas no bagageiro.

Durante a vistoria, foram apreendidos 52 quilos de cocaína dentro de caixas de supermercado no bagageiro do veículo oficial. O condutor e os passageiros foram levados para a Central de Flagrantes, prestaram depoimento e foram liberados. A identificação da substância ilícita foi confirmada por laudo toxicológico.

Com o avanço das investigações, os policiais descobriram que no dia anterior à apreensão, o vereador fez contato telefônico com o motorista momentos antes da partida do veículo, além de ter ligado para ele na noite anterior à viagem.

Micro-ônibus usado por Roberto Serenini para transportar drogas. Foto: reprodução

Ele ordenou a troca do veículo que seria utilizado no transporte dos pacientes horas antes da viagem. Testemunhas relataram que o investigado esteve na Unidade Básica de Saúde na noite do embarque, horas antes da saída do micro-ônibus.

Durante as investigações, a Polícia recebeu denúncias anônimas que indicavam que o investigado também teria apagado imagens do sistema de videomonitoramento do pátio da Unidade Básica de Saúde, onde o veículo permaneceu estacionado.

Uma equipe da Delegacia de Mirassol D’Oeste apreendeu o equipamento DVR para perícia no Instituto de Criminalística. A análise preliminar confirmou que imagens de algumas câmeras foram suprimidas.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Ronaldo Binoti Filho, os elementos apurados confirmaram o envolvimento do Secretário de Saúde no esquema de tráfico de drogas.

“Este caso demonstra como criminosos podem se infiltrar em instituições públicas para usar serviços essenciais, como o transporte de pacientes, para atividades ilícitas. Nossa investigação foi minuciosa para garantir que todos os responsáveis sejam identificados e punidos”, afirmou o delegado.

Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.