
O vereador Nabil Bonduki (PT) ingressou na Justiça para tentar suspender a reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte marcada para esta sexta-feira (2), em São Paulo. O encontro tem na pauta a análise do reajuste da tarifa de ônibus na capital para R$ 5,30 a partir do dia 6. O pedido questiona a realização do encontro durante o recesso administrativo.
Segundo o parlamentar, a reunião foi convocada em período de fim de ano, quando, por decreto, não há expediente formal dos órgãos municipais. O vereador pede que a discussão seja adiada ao menos até a metade de janeiro, com sessões em período regular.
Nabil afirmou que o encontro é etapa necessária para a formalização do aumento de R$ 0,30 já anunciado. Para ele, é preciso mais prazo para consulta pública e análise das planilhas de custos do transporte coletivo antes de qualquer deliberação do conselho.
Atenção, Paulistano 🚨 Prepare o bolso:
O prefeito vai se reunir hoje com os secretários para decidir o aumento da passagem de ônibus. Afinal, se a prefeitura gastar mais com subsídios do transporte público, não sobra dinheiro para bancar eventos privados de certas igrejas nem a… pic.twitter.com/h6IGph3zsm— Nabil Bonduki 🏡 (@NabilBondukiSP) December 29, 2025
O reajuste da tarifa foi anunciado nesta segunda-feira (29) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). O valor proposto representa aumento de 6%. A inflação acumulada no período é de 3,9%, medida pelo IPCA do IBGE.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o novo valor da tarifa deve ser encaminhado à Câmara Municipal após as etapas administrativas previstas. A gestão afirma que seguirá o trâmite legal para a decisão sobre o reajuste.
Na reunião do conselho marcada para esta sexta-feira (2), também estão previstos debates sobre os subsídios ao sistema de transporte público e custos operacionais do serviço de ônibus na capital paulista.