Vereador do PT aciona Justiça para impedir Nunes de aumentar a tarifa de ônibus

Atualizado em 30 de dezembro de 2025 às 20:45
O vereador Nabil Bonduki (PT) falando e gesticulando para a câmera
O vereador Nabil Bonduki (PT) – Reprodução

O vereador Nabil Bonduki (PT) ingressou na Justiça para tentar suspender a reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte marcada para esta sexta-feira (2), em São Paulo. O encontro tem na pauta a análise do reajuste da tarifa de ônibus na capital para R$ 5,30 a partir do dia 6. O pedido questiona a realização do encontro durante o recesso administrativo.

Segundo o parlamentar, a reunião foi convocada em período de fim de ano, quando, por decreto, não há expediente formal dos órgãos municipais. O vereador pede que a discussão seja adiada ao menos até a metade de janeiro, com sessões em período regular.

Nabil afirmou que o encontro é etapa necessária para a formalização do aumento de R$ 0,30 já anunciado. Para ele, é preciso mais prazo para consulta pública e análise das planilhas de custos do transporte coletivo antes de qualquer deliberação do conselho.

O reajuste da tarifa foi anunciado nesta segunda-feira (29) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). O valor proposto representa aumento de 6%. A inflação acumulada no período é de 3,9%, medida pelo IPCA do IBGE.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o novo valor da tarifa deve ser encaminhado à Câmara Municipal após as etapas administrativas previstas. A gestão afirma que seguirá o trâmite legal para a decisão sobre o reajuste.

Na reunião do conselho marcada para esta sexta-feira (2), também estão previstos debates sobre os subsídios ao sistema de transporte público e custos operacionais do serviço de ônibus na capital paulista.

Jessica Alexandrino
Jessica Alexandrino é jornalista e trabalha no DCM desde 2022. Sempre gostou muito de escrever e decidiu que profissão queria seguir antes mesmo de ingressar no Ensino Médio. Tem passagens por outros portais de notícias e emissoras de TV, mas nas horas vagas gosta de viajar, assistir novelas e jogar tênis.