Vereadora quer declarar Neymar “persona non grata” em Belém

Atualizado em 5 de agosto de 2026 às 12:32
Vereadora Marinor Brito
Neymar durante briga com o volante Edson Fernando, do Remo. Foto: Reprodução

A vereadora Marinor Brito (PSOL), de Belém, anunciou que pretende apresentar uma proposta para declarar Neymar persona non grata na capital paraense. A iniciativa surgiu após a discussão do atacante do Santos com o volante Edson Fernando, do Remo, no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil, na Vila Belmiro.

Durante o desentendimento em campo, Neymar se aproximou de Edson Fernando e olhou para o nome estampado na camisa do adversário. Torcedores e internautas interpretaram o gesto como uma provocação e sugeriram que o jogador ironizou o fato de não conhecer o atleta do clube paraense.

As imagens circularam nas redes sociais e dividiram opiniões. Marinor, que se declara torcedora do Remo, detonou o camisa 10 santista. “Isso não é rivalidade esportiva, isso é prepotência de quem acha que seus bilhões na conta lhe dão o direito de humilhar os outros. Aqui, arrogância de bilionário não é bem-vinda”, escreveu a parlamentar.

Proposta deve ser levada à Câmara de Belém

A vereadora disse que pretende protocolar na Câmara Municipal de Belém uma proposta para conceder a Neymar o título de persona non grata. O título tem caráter político e simbólico e não impõe, por si só, punição esportiva ao jogador.

Marinor afirmou que a cidade não aceitaria o que classificou como deboche contra o clube paraense. “Nossa terra não é palco para prepotência de milionário. O que ele fez com o jogador do Remo não foi rivalidade, foi arrogância pura”, declarou.

Na mesma manifestação, a vereadora defendeu o Remo como representante do futebol paraense. “Time do Norte, time do povo paraense, não é motivo de deboche para ninguém”, escreveu.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2013. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior