Viagens entre SP e Curitiba complicam Rosangela Moro na Justiça; entenda

Atualizado em 19 de março de 2024 às 13:13
A deputada Rosangela Moro (União-SP). Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou com ressalvas as contas da campanha eleitoral da deputada Rosangela Moro (União-SP) e determinou o recolhimento de R$ 28.265,03 ao Tesouro Nacional. Ela teve problemas ao justificar suas viagens a Curitiba (PR) à Justiça. A informação é da coluna Painel na Folha de S.Paulo.

A Justiça Eleitoral contestou diversos pontos das despesas declaradas pela deputada, incluindo o valor gasto com passagens aéreas entre São Paulo e Curitiba. Para o TRE, ela não conseguiu comprovar a finalidade de um deslocamento de ida e volta entre as cidades durante a campanha.

Ela alegou que fez as viagens junto do marido, o senador Sergio Moro (União-PR), que também era candidato na ocasião, para gravações de propaganda eleitoral. O tribunal, no entanto, afirma que não foi comprovada a execução de gravação na cidade durante a viagem.

Sergio e Rosangela Moro. Foto: Divulgação

A defesa da deputada entrou com um recurso e alegou que a legislação eleitoral só exige uma fatura de viagem que indique passageiros, datas e itinerários para comprovar o gasto. Seus advogados ainda argumentam que a então candidata tinha contratos com fornecedores de campanha com sede em Curitiba.

O recurso tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no mesmo período em que ela faz uma mudança de domicílio eleitoral de São Paulo para Curitiba. Com a troca, ela poderia disputar uma eventual eleição suplementar ao Sendo Federal, já que seu marido é alvo de uma ação no TRE do Paraná e pode ser cassado.

Mesmo tendo sido eleita por São Paulo, Rosangela gastou R$ 56 mil em um ano para voltar para a capital paranaense. Ela fez ao menos 57 viagens que tinham Curitiba como destino ou saída, todas pagas com sua cota parlamentar na Câmara.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link