Médico vice-presidente do CFM é bolsonarista do PSL

Atualizado em 10 de outubro de 2021 às 9:12
Veja o vice do CFM
Vice-presidente do CFM Emmanuel Fortes com o presidente Jair Bolsonaro Foto: Facebook / Divulgação

Mesmo com a menção honrosa do presidente Jair Bolsonaro (“o nosso Conselho Federal de Medicina”) na Assembleia Geral da ONU, a diretoria do CFM sempre procurou manter a discrição em relação às suas preferências políticas. Exceto no caso do terceiro vice-presidente do conselho, Emmanuel Fortes, psiquiatra que tenta há três eleições ingressar na carreira política. As informações são da reportagem do jornal O Globo.

LEIA MAIS:

1 – Potencial candidato, Datena sugere ligação entre alta do dólar e offshore de Guedes

2 – Bolsonaro frita Mourão e barra vice em Conferência do Clima na ONU

3 – A CPI está no fim; os escândalos, não. Por Fernando Brito

Vice da CFM bolsonarista

Ele é filiado ao PSL.

Tentou ser vice-prefeito de Maceió em 2020. Em 2018, concorreu a deputado federal pelo PRTB. E, em 2012, disputou a prefeitura de Pilar, na Região Metropolitana da capital alagoana.

Não obteve voto suficiente em nenhum pleito. Além das pretensões eleitorais, Fortes não esconde de ninguém a orientação política: votou em Bolsonaro e continua o apoiando.

Ele foi o representante do conselho na reunião promovida pela secretária de Gestão e Trabalho, Mayra Pinheiro, a “capitã cloroquina”, em julho de 2020, cujo objetivo era propagandear o uso de cloroquina no tratamento da Covid-19. O encontro contou com a presença de representantes dos planos de Saúde Hapvida e Unimed Fortaleza, que na época distribuíam em massa o chamado “kit Covid”.

“Quero fazer uma referência aqui. O prefeito de Porto Feliz e o prefeito de Pilar, a minha cidade, adotou precocemente essas pesquisas, e os resultados são consideráveis”.

Fortes se mostrou um dos maiores defensores na adoção do tratamento precoce , mesmo com falta de comprovação científica.

Em junho de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia suspenso dois estudos sobre o uso da hidroxicloroquina, ele fez um apelo aos governantes que, segundo ele, vinham priorizando a “estratégia do isolamento social”: