
Neste sábado (23), a vice-presidente das Filipinas, Sara Duterte, afirmou que contratou um assassino de aluguel para eliminar o presidente Ferdinand Marcos Jr., sua esposa e o presidente da Câmara dos Representantes caso algo aconteça com ela. “Não é brincadeira”, afirmou Duterte durante uma coletiva, ressaltando que a ameaça é séria.
O secretário executivo Lucas Bersamin considerou a ameaça uma “questão ativa” e encaminhou o caso ao Comando de Segurança Presidencial. Em resposta, a segurança de Ferdinand Marcos Jr. foi reforçada imediatamente, e o órgão afirmou que está trabalhando com agências de segurança para prevenir qualquer ataque ao presidente.
Sara Duterte e Marcos Jr. venceram as eleições presidenciais de 2022 em uma campanha de unidade nacional. No entanto, os dois líderes romperam rapidamente, divergindo em questões cruciais, como a política em relação ao Mar da China, e se acusando publicamente de corrupção e incompetência.

As tensões aumentaram após a chefe de gabinete da vice-presidente, Zuleika Lopez, ser presa sob acusações de obstrução a um inquérito sobre o uso indevido de recursos. Duterte respondeu acusando Marcos Jr. de perseguição política e declarou que há planos para assassiná-la.
Durante a coletiva, Sara Duterte afirmou que instruiu o assassino de aluguel a cumprir o contrato mesmo que ela seja morta. “Conversei com uma pessoa e disse: ‘se algo acontecer comigo, você sabe o que fazer’”. A política reforçou que não se trata de uma ameaça vazia.
O Comando de Segurança Presidencial considera a ameaça uma questão de segurança nacional, e o chefe do Exército, Romeo Brawner, garantiu que as Forças Armadas das Filipinas permanecerão apartidárias. “Com respeito às nossas instituições democráticas, pedimos calma e unidade contra aqueles que desejam nos dividir”, declarou.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line