Victoria Nuland, arquiteta da crise na Ucrânia, deixa o governo dos EUA

Atualizado em 7 de março de 2024 às 17:12
Victoria Nuland, subsecretária de Estado. Foto: Divulgação

Victoria Nuland, subsecretária de Estado para Assuntos Políticos dos Estados Unidos, irá se aposentar e deixar o cargo ainda este mês, conforme anunciado nesta terça-feira pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.

De acordo com a CNN, Julianne Smith, atual embaixadora dos EUA na OTAN, é a indicada para substituir Nuland. Enquanto isso, John Bass, subsecretário de Estado para Gestão, foi convidado a atuar como subsecretário interino, conforme declarado pelo Secretário de Estado, Antony Blinken.

A diplomata americana desempenhou um papel crucial na resposta dos EUA à guerra na Ucrânia, frequentemente criticada por suas opiniões sobre a Rússia. Nuland trabalhou na embaixada dos EUA em Moscou durante a década de 1990, durante a dissolução da União Soviética, e estava na cidade durante a tentativa de golpe contra o ex-presidente russo Boris Yeltsin.

Posteriormente, tornou-se embaixadora do país na OTAN, antes de ser nomeada porta-voz do Departamento de Estado durante o primeiro mandato do ex-presidente Barack Obama, sob o comando da então secretária Hillary Clinton.

Barack Obama e Hillary Clinton na Convenção Nacional Democrata. Foto: Alex Wong/Getty

Nuland serviu ainda como Secretária de Estado adjunta para a Europa durante a administração Obama, mas deixou o cargo após a eleição de Donald Trump em 2016. Retornou ao governo americano na presidência de Joe Biden, como subsecretária de Estado para Assuntos Políticos.

Em 2014, durante a Revolução de Maidan na Ucrânia, ficou conhecida por sua declaração “Que se dane a UE!” durante uma conversa telefônica com o embaixador americano no país, Geoffrey Pyatt, que foi vazada no YouTube. Nuland criticava a hesitação da Europa em relação aos protestos pró-democracia.

Até meados de fevereiro, atuou como vice-secretária de Estado interina, após a saída de Wendy Sherman em julho do ano anterior. No comunicado publicado nesta terça-feira, Antony Blinken elogiou Nuland como “verdadeiramente excepcional”, destacando que sua “liderança na Ucrânia” será estudada por diplomatas e estudantes de política externa nos próximos anos.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link