
Na cidade de Vadodara, na Índia, está o Palácio Lakshmi Vilas, reconhecido pela revista Architectural Digest como a maior casa do mundo. Com 2,8 milhões de metros quadrados, o equivalente a 36 vezes o Palácio de Buckingham, o imóvel é lar de apenas quatro pessoas: o marajá Samarjitsinh Gaekwad, sua esposa Radhikaraje e as duas filhas do casal.
Construído em 1890, o imóvel continua sendo uma residência privada, embora parte de seus espaços tenha sido aberto para visitas e eventos culturais. Erguido durante o período colonial britânico, o Lakshmi Vilas reflete o poder e a opulência da antiga realeza de Baroda, que governou a região até a independência da Índia.
São 170 cômodos distribuídos em salões decorados com mármore, prata e vitrais coloridos, além de jardins, campos de golfe e um poço de degraus histórico da era Mughal. “É fácil se perder na imponência. Mas este é nosso lar”, afirmou Radhikaraje Gaekwad à revista.
Entre os espaços mais conhecidos está o salão Haathi, em tons de azul e dourado, construído para que o marajá entrasse montado em um elefante. A Sala Durbar, com mosaicos venezianos e vitrais belgas, abriga parte dos eventos abertos ao público, como festivais de dança e exposições.
A família Gaekwad mantém controle rigoroso sobre o acesso a áreas privadas, que guardam peças raras e mobiliário original do século XIX. Veja o interior do Palácio Lakshmi Vilas:
A abertura gradual do palácio ao público tem o objetivo de valorizar o patrimônio indiano, segundo a própria Radhikaraje. Para ela, o Lakshmi Vilas é “acima de tudo, para o povo da Índia”. A residência encabeça a lista das 11 maiores casas do mundo, que inclui palácios históricos da Europa, da Ásia e até uma representante brasileira: a Mansão Safra, em São Paulo.
Saiba quais são as 11 maiores casas do mundo:
- Palácio Lakshmi Vilas (Vadodara, Índia) – 2,8 milhões m²
- Ak Saray – Palácio Branco (Ancara, Turquia) – 288.000 m²
- Istana Nurul Iman (Brunei) – 204.400 m²
- Palácio Apostólico (Cidade do Vaticano) – 157.000 m²
- Palácio do Quirinal (Roma, Itália) – 111.484 m²
- Palácio Umaid Bhawan (Jodhpur, Índia) – 93.000 m²
- Palácio de Buckingham (Londres, Reino Unido) – 77.000 m²
- Palácio de Versalhes (Versalhes, França) – 67.000 m²
- Antilia (Mumbai, Índia) – 37.000 m²
- Biltmore Estate (Asheville, EUA) – 16.000 m²
- Mansão Safra (São Paulo, Brasil) – 10.900 m²