VÍDEO: “80 anos e Caetano está mais jovem”, diz Sonia Braga

Atualizado em 7 de agosto de 2022 às 9:23
Sonia Braga posa ao lado de Caetano Veloso na premiere do filme Bacurau no Cine Odeon
Foto por: Rogerio Fidalgo

A atriz, cantora, produtora e apresentadora, Sônia Braga, publicou em seu Facebook uma homenagem ao cantor Caetano Veloso por seu aniversário de 80 anos, completados neste domingo (7):

Algumas pessoas passam pela sua vida e deixam lembranças. Outras chegam para ficar para sempre. Sem querer, ou querendo demais, você acorda e dorme com doces memórias. Uma viagem, um trem das cores, o gosto da maçã. Uma voz que docemente te faz entender que você vem de Maringá, e que você é uma cabocla.

80 anos e Caetano está mais jovem, mais inteligente, mais lindo. Uma estrela que ilumina com doçura nossos caminhos. Nos abre os olhos e braços. Neste momento, que delícia poder estar comemorando. Esse encontro é uma esperança. O Brasil terá muito para comemorar e já começa agora com Caetano e seus 80 anos. A proposta de um encontro que não vai ter fim.

Sábios projetos

(Serão muitas centrais para tocar.)

E o céu de um azul

Celeste celestial


Não me lembro bem quando o vi pela primeira vez. Na avenida São Luiz, em Sampa, talvez?

Caetano é alguém que chega para fazer parte da sua vida para sempre. 
Me recordo muito da gente na praia, nos anos 70, meio nus, com biquinis e sungas de crochê para que a carne ficasse mais à vista, bem abusados.


_

Lembro de festas, conversas. Aqui e ali. No Baixo Leblon, muito. Os encontros até de madrugada, vendo filmes na televisão. Rindo muito, inventando palavras.

_

Nos anos 90 decidi fazer um filme no Brasil. Nunca é fácil voltar, mas ter sido recebida por Cacá Diegues para fazer Tieta e contar aquela história de Jorge Amado foi importante. E nesta volta Caetano também estava presente. Tieta ganhou alma, e nas palavras dele, a solidão. Lembro de “Motor da Luz” e o vestido azul do Ocimar Versolato balançando com a brisa baiana… Quando vi cena e música casadas…

___ aperto no meu coração!”

Sempre visionário, Caetano me mostrou A Luz de Tieta, que hoje – o futuro daquele passado – acabou ganhando ares de hino, como a voz de uma pessoa que deseja a liberdade acima de tudo. A música é um grito, e um alerta.

Nessa terra a dor é grande… / Que brilha mais do que milhões de sóis / E que a escuridão conhece também / É a lua, é o sol, é a luz de Tieta

Se na solidão deste momento atual sofremos, a luz do sol virá para brilhar.

_

Para Solange, personagem de Nelson Rodrigues, ele declarou em “Pecado Original” que A gente não sabe o lugar certo / De colocar o desejo

Que experiência vê-lo no palco. Nos shows, sempre com um sorriso aberto (o sorriso Caetano), olhando direto para reforçar a letra de Tigresa e derreter meu coração. (E então, como Tigresa não era minha?).

_

Cynthia, minha personagem na novela Espelho Mágico, ganhou a música como tema. Ela ganhou e eu a roubei. Assumi Tigresa, virou minha. Hoje, apesar de eu explicar e insistir que Caetano não fez ‘Tigresa’ para mim, as pessoas não acreditam e eu, no fundo, no fundo não quero que acreditem. Quero ser essa tigresa, só eu e mais ninguém.

Com tantas músicas feitas para mulheres e personagens, quando ele canta uma canção sentimos algo lá dentro, porque é sempre uma mulher que amamos e que nos traduz.

_

Sou a cabocla Maringá, descrita por Joubert de Carvalho, uma mulher que Caetano viu e com quem viajou no trem das cores. E entendeu quando eu apontava da janela e dizia:

E aquela (casa) num tom de azul quase inexistente, / azul que não há / Azul que é pura memória de algum lugar

(ele me ouviu, entendeu e “poetizou”, quer dizer, fez a poesia da simplicidade)

Só Caetano entendeu que é esta casinha que quero. Ele sabe. Sou uma brasileira.

Como não amar alguém que vem reconhecendo em cada um de nós a verdade do que realmente somos, escrevendo a verdade do seu povo, mulheres e homens, tigresas e leões, tentando com poesia uma porta de saída, uma luz no fim do túnel? Com amor, consciência, tesão e responsabilidade.

_

Foi ele que gritou um dia: “Vocês não estão entendendo nada! Essa é a juventude que diz que quer tomar o poder?”

Virou-se e fez a ‘Oração ao Tempo’. E hoje, cada vez mais menino, com o sorriso cada vez mais largo, estamos aqui para ouvi-lo e amá-lo.