
Mauricio Marcon (Podemos-RS) comparou a Bahia ao Haiti e disse que o estado é “sujo e pichado”. Durante live no Instagram, o deputado federal fez críticas ao Nordeste pela votação expressiva em Lula nas eleições de 2022. “A gente teve lá na Bahia. Assim, é um Haiti. Não tem explicação. É uma pobreza, tudo pichado, sujo. E era uma área turística. A gente fica imaginando onde não é. Então a vida é muito diferente”, afirmou o parlamentar.
Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele diz que o petista só foi vencedor nas últimas eleições porque políticos usam da pobreza para angariar votos no Nordeste. “Se o Brasil tivesse uma educação melhor, com renda melhor, o Lula não seria presidente. O interesse desses políticos é que continue ruim”, prosseguiu.
https://www.youtube.com/watch?v=Kk3kunNYGsY&ab_channel=DCMTV
Após a repercussão negativa da fala de Marcon, sua assessoria de imprensa disse que a comparação entre Haiti e Bahia se dá pelo “baixo nível de desenvolvimento socioeconômico de ambos, e nada mais”.
“A Bahia, assim como o Haiti, é um lugar onde as belezas naturais e o povo são maravilhosos, mas que infelizmente a interferência política desastrosa de governos populistas prejudicou o seu desenvolvimento – é bom lembrar que o estado está entrando no quinto governo consecutivo do Partido dos Trabalhadores (PT)”, afirmou o deputado bolsonarista em nota.