VÍDEO – “A democracia venceu uma frustrada tentativa de golpe”, diz Moraes em ato do 8/1

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 às 16:33
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante discurso em ato do 8/1. Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a democracia venceu à “frustrada tentativa de golpe de Estado” que ocorreu em 8 de janeiro de 2023. A declaração ocorreu durante o ato “Democracia Abalada”, promovida pelo presidente Lula e autoridades dos Três Poderes no Congresso Nacional.

“O Estado constitucional prevaleceu. Nesse 8 de janeiro, um ano após a frustrada tentativa de golpe de Estado”, afirmou o magistrado. “Não é só o momento de reafirmação da solidez da resiliência da República brasileira e da força de nossas instituições, mas também de celebrar a união de todas as autoridades dos Três Poderes em torno da Constituição”, prosseguiu.

O magistrado também defendeu que “a democracia brasileira não admitirá a ignóbil política do apaziguamento”. Ele avalia que a data á importante para relembrar que a prioridade do Estado deve ser garantir “a paz e a união de todos os brasileiros e brasileiras”.

“Hoje também é o momento de reafirmar para o presente, que somos um único país. Somos um único povo. E, que a paz e a união de todos os brasileiros e brasileiras, devem estar no centro das prioridades dos Três Poderes e de todas as instituições. Mas o fortalecimento da democracia não permite confundirmos paz e união com apaziguamento e esquecimento”, avalia.

Ele também apontou que todos os terroristas que invadiram a Praça dos Três Poderes devem ser investigados e punidos pelo atentado.

“A impunidade não representa paz nem união. Todos, absolutamente todos, que compactuaram com a quebra da democracia e a tentativa de instalação de um Estado de exceção, serão devidamente investigados, processados, e responsabilizados na medida de suas culpabilidades”, completou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.