VÍDEO – “A democracia venceu uma frustrada tentativa de golpe”, diz Moraes em ato do 8/1

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 às 16:33
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante discurso em ato do 8/1. Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a democracia venceu à “frustrada tentativa de golpe de Estado” que ocorreu em 8 de janeiro de 2023. A declaração ocorreu durante o ato “Democracia Abalada”, promovida pelo presidente Lula e autoridades dos Três Poderes no Congresso Nacional.

“O Estado constitucional prevaleceu. Nesse 8 de janeiro, um ano após a frustrada tentativa de golpe de Estado”, afirmou o magistrado. “Não é só o momento de reafirmação da solidez da resiliência da República brasileira e da força de nossas instituições, mas também de celebrar a união de todas as autoridades dos Três Poderes em torno da Constituição”, prosseguiu.

O magistrado também defendeu que “a democracia brasileira não admitirá a ignóbil política do apaziguamento”. Ele avalia que a data á importante para relembrar que a prioridade do Estado deve ser garantir “a paz e a união de todos os brasileiros e brasileiras”.

“Hoje também é o momento de reafirmar para o presente, que somos um único país. Somos um único povo. E, que a paz e a união de todos os brasileiros e brasileiras, devem estar no centro das prioridades dos Três Poderes e de todas as instituições. Mas o fortalecimento da democracia não permite confundirmos paz e união com apaziguamento e esquecimento”, avalia.

Ele também apontou que todos os terroristas que invadiram a Praça dos Três Poderes devem ser investigados e punidos pelo atentado.

“A impunidade não representa paz nem união. Todos, absolutamente todos, que compactuaram com a quebra da democracia e a tentativa de instalação de um Estado de exceção, serão devidamente investigados, processados, e responsabilizados na medida de suas culpabilidades”, completou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link