Destaques

VÍDEO – A fala de Bolsonaro para embaixadores que o tornou inelegível por 8 anos

Jair Bolsonaro em reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Planalto, em julho do ano passado – Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou inelegível nesta sexta (30), após julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o condenou por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação em reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

Na ocasião, o ex-mandatário atacou, sem provas, o sistema de votação brasileiro, as urnas eletrônicas e levantou suspeitas sobre o processo eleitoral. Vale destacar que o processo tem como base uma ação movida pelo PDT, que viu irregularidades na reunião e afirmou que o ex-chefe do Executivo usou o evento para fazer campanha.

Durante a reunião, o então presidente disse que o sistema eleitoral é “inauditável”. Ele destaca um relatório feito pelo PSDB, divulgado em 2015, que afirma não ser possível auditar o sistema de votação de forma externa e independente. O mesmo documento, no entanto, destaca que não foram encontrados indícios de fraude nas eleições de 2014.

No Brasil não tem como acompanhar a apuração. Eu não sei o que vêm fazer observadores de fora aqui. Vão fazer o quê? Vão observar o quê? Se o sistema é falho, segundo o próprio TSE, é inauditável também, segundo uma auditoria externa pedida por um partido político, no caso o PSDB, em 2014″, afirmou.

Jair Bolsonaro em reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio do Planalto, em julho do ano passado – Foto: Clauber Cleber Caetano

Ele também mencionou vídeos onde supostamente era computado votos dele para outro candidato, na ocasião, Fernando Haddad, do PT. No entanto, as imagens são falsas e já foram desmentidas pela Justiça Eleitoral. “Temos quase cem vídeos de pessoas reclamando que foram votar em mim e, na verdade, o voto foi para outra pessoa. Nenhum vídeo de alguém que foi votar no outro candidato e porventura apareceu meu nome”, disse.

Bolsonaro sugeriu ainda que houve fraude nas eleições de 2018: “Em setembro de 2021, o ministro Barroso, por portaria, resolve convidar algumas instituições, entre elas as Forças Armadas, a participarem de uma comissão de transparência eleitoral. As Forças Armadas não se meteram nesse processo, foram convidadas. (…) E, como foram convidadas, começaram a trabalhar para apresentar soluções e sugestões para que o ocorrido nas eleições de 2018 não voltasse a ocorrer novamente”, apontou.

O ex-capitão também comentou sobre suposta invasão hacker ocorrida em 2018, sofrida pelo TSE. Segundo ele, o episódio poderia afetar o resultado das eleições daquele ano. O TSE, entretanto, afirmou que a informação é falsa.

“Os hackers ficaram por oito meses dentro dos computadores do TSE, com códigos-fontes, com senhas e muito à vontade dentro do Tribunal Superior Eleitoral. E diz ao longo do inquérito que eles poderiam alterar nomes de candidatos, tirar votos de um e transferir para outro. Ou seja, um sistema, segundo documentos do próprio TSE e conclusão da Polícia Federal, um processo aberto a muitas maneiras de se alterar o processo de votação”, disse o ex-presidente.

Bolsonaro também ressaltou que prezava “apenas por eleições limpas e transparentes”. Ele disse ainda que apenas dois países no mundo, além do Brasil, utilizam as urnas eletrônicas em processos eleitorais, o que também não é verdade. De acordo com o Instituto para Democracia e Assistência Eleitoral Internacional (Idea), o voto eletrônico é adotado por pelo menos 46 nações.

“Nós temos um sistema eleitoral que apenas dois países no mundo usam. No passado alguns países tentaram usar, começaram a usar esse sistema e rapidamente foi abandonado. Repito: o que nós queremos são eleições limpas, transparentes, onde o eleito realmente reflita a vontade da sua população”, afirmou Bolsonaro.

Assista abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Yurick Luz

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Yurick Luz

Recent Posts

Após RS, enchentes atingem SC e deixam mais de 900 desabrigados

As fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul agora atingem Santa Catarina. Segundo…

12 minutos ago

Porto Alegre não deve copiar o mau exemplo de New Orleans. Por Marina Amaral

Publicado originalmente na Agência Pública Marina Amaral Leio aqui e ali que a New Orleans…

2 horas ago

Documentário de Oliver Stone sobre Lula é aclamado em estreia em Cannes

"Lula", o documentário sobre o presidente, preparado há anos pelos cineastas Oliver Stone e Rob…

3 horas ago

VÍDEO mostra presidente do Irã dentro do helicóptero momentos antes do acidente

Imagens divulgadas pela TV estatal do Irã mostraram o presidente Ebrahim Raisi e sua comitiva…

3 horas ago

Itamaraty acompanha incidente com presidente e fala com embaixada do Irã

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou neste domingo (19) que acompanha o incidente com…

4 horas ago

Governos reagem à queda de helicóptero com presidente do Irã bordo

Veja reações de governos e autoridades estrangeiras à notícia de que um helicóptero transportando o…

4 horas ago