
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reagiu de forma visivelmente tensa após o plenário rejeitar a cassação de Glauber Braga (PSOL-RJ) e aprovar a emenda que estabeleceu a suspensão de seis meses como punição alternativa. As imagens da sessão mostram que, ao anunciar o resultado, Motta manteve voz firme, mas com expressão fechada, enquanto declarava prejudicada a proposição inicial do Conselho de Ética.
A aprovação do destaque articulado pela base governista deslocou o desfecho do processo, encerrando a tramitação da cassação. O resultado também desencadeou manifestações nas redes sociais, onde perfis apontaram que Motta não conseguiu esconder a contrariedade diante da reviravolta.
No vídeo da votação, o presidente da Câmara segue o protocolo regimental ao anunciar a vitória da emenda e declarar prejudicados os demais destaques. O registro ainda mostra parlamentares comemorando no plenário enquanto Motta tenta dar continuidade à sessão.<
Hugo Motta não consegue disfarçar e fica furioso após a Câmara recuar, a direita rachar e a cassação de Glauber Braga fracassar. pic.twitter.com/iKdTfoH245
— Bruno Guzzo® (@brunoguzzo) December 11, 2025
A reação de Hugo Motta ocorre um dia depois do episódio em que Glauber Braga foi retirado à força da Mesa Diretora pela Polícia Legislativa, decisão tomada pelo próprio presidente da Câmara após o psolista ocupar a cadeira da Presidência em protesto.
Nos bastidores, deputados relataram que a suspensão aprovada funcionou como saída para evitar nova derrota direta do presidente da Câmara em plenário.