
Marco Rubio, o secretário de Estado dos Estados Unidos, não gostou da declaração do presidente do país, Donald Trump, sobre Lula durante discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta terça (23). O republicano elogiou o brasileiro após um encontro nos bastidores.
O secretário acompanhava a fala do chefe no plenário da Assembleia Geral e parecia irritado enquanto Trump dizia que teve uma “ótima química” com o brasileiro. A expressão de Rubio tem repercutido nas redes. Veja:
— Wellington (@wellingtonlr12) September 23, 2025
Durante o discurso, Trump disse que teve um breve encontro, de “cerca de 20 segundos”, com Lula nos bastidores e que os dois se abraçaram. “Ele parecia um homem muito legal. Ele gostou de mim e eu gostei dele”, relatou.
O republicano ainda disse que os dois marcaram um encontro para conversar na próxima semana. “Eu só faço negócios com pessoas que eu gosto. Quando não gosto de alguém, não gosto mesmo. Tivemos uma química excelente”, prosseguiu.
Rubio chegou ao local enquanto Lula discursava. O presidente brasileiro defendeu o Supremo Tribunal Federal (STF) durante sua fala e reclamou dos ataques e ameaças recentes dos Estados Unidos, incluindo o tarifaço e outras sanções.
“Não há justificativas para as medidas unilaterais e arbitrárias contra as nossas instituições e nossa economia”, disse o petista. Ele ainda reclamou de “ingerências” e afirmou que o Brasil tem mostrado que “nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis”.
Trump acompanhou integralmente o discurso de Lula em uma sala reservada atrás do púlpito da Assembleia Geral, fora do plenário.
Veja o momento em que Rubio entra no local:
Marco Rubio, secretário de Estado americano, entrou no plenário no momento em que Lula condenava "ingerências" ao Judiciário brasileiro. Pouco depois, também chegou Susie Willes, chefe de gabinete de Donald Trump. A comitiva dos EUA parecia dispersa, e a delegação não aplaudiu… pic.twitter.com/eMdPsIo30Y
— Folha de S.Paulo (@folha) September 23, 2025