VÍDEO: Abertura do Jornal Nacional só tem boas notícias após volta de Lula

Atualizado em 29 de julho de 2023 às 9:01
William Bonner e Renata Vasconcelos, apresentadores do Jornal Nacional. Foto: reprodução

O Jornal Nacional, principal telejornal da TV Globo, abriu a edição desta sexta-feira (28) com uma sequência de notícias positivas. Pela primeira vez em muitos anos, a escalada do jornal só trouxe boas notícias, refletindo as mudanças ocorridas no país desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), há seis meses.

A primeira notícia apresentada pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcelos foi a queda da taxa de desemprego no país. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego caiu para 8% no segundo trimestre de 2023, o melhor resultado para esse período em nove anos. Essa redução representa um marco importante para a economia brasileira e o mercado de trabalho.

Na sequência, Bonner anunciou que o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) tomou uma medida importante para reduzir a fila de pessoas que aguardam o recebimento de auxílio-doença, excluindo a obrigatoriedade da realização de perícia para ter acesso ao benefício.

Em seguida, os jornalistas destacaram que o desmatamento na Mata Atlântica também apresentou uma significativa redução. O boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica apontou que, de janeiro a maio deste ano, a área desflorestada no bioma foi de 7.088 hectares, uma redução de 42% em comparação ao mesmo período de 2022, que registrou 12.166 hectares desmatados. Essa notícia traz alívio para a preservação de um dos ecossistemas mais ameaçados do Brasil.

Essa edição do Jornal Nacional foi marcada por uma quebra na sequência de más notícias que têm dominado as aberturas do telejornal nos últimos anos. A esperança por uma retomada econômica e ações efetivas de preservação ambiental trouxeram um alento para o público brasileiro.

Por fim, os apresentadores falaram sobre esportes, como o recorde batido por um atleta brasileiro nos 100 metros rasos e a participação da Seleção Brasileira de Futebol Feminino na Copa do Mundo, cotidianos e as altas temperaturas no verão europeu, notícias que não têm relação com o governo Lula.

Veja o vídeo: 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link