VÍDEO: Advogado Cristiano Zanin explica por que Lula é inocente

Atualizado em 22 de maio de 2022 às 14:17
Foto de Cristiano Zanin sentado em uma cadeira com terno cinza, gravata azul, óculos de grau, cabelo na régua e expressão séria. Cortina preta ao fundo.
O advogado do expresidente Lula, Cristiano Zanin Martins – (Kaio Lakaio/VEJA)

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, explica em vídeo os motivos pelos quais o petista é inocente. “Nós mostramos, mesmo aqueles processos nulos que foram construídos pela Lava Jato de Curitiba, que o ex-presidente não havia praticado nenhum crime”, afirmou.

A fala de Zanin foi feita em entrevista à Revista Veja. Ele disse ainda que o petista não desistirá de obter do governo uma reparação, após a decisão da ONU de que os direitos políticos foram desrespeitados nos processos da Operação Lava-Jato.

“Ela é uma regra de tratamento também, que vale para a imprensa, vale para a sociedade. Não dá para cogitar de um estado que não seja de inocência a partir do que diz a constituição. Para além disso, nós mostramos, mesmo aqueles processos nulos que foram construídos pela Lava Jato de Curitiba, que o ex-presidente não havia praticado nenhum crime”, afirmou.

“Não é sintomático você ver que em todos os casos em que o presidente Lula foi julgado fora da Lava Jato de Curitiba, ou ele foi absolvido ou a acusação foi sumariamente rejeitada, porque não tinha provas. Por que que ele foi condenado em Curitiba apenas? Porque lá havia um juiz parcial em conluio com procuradores que estavam agindo de forma monolítica presunção de inocência”, disse em entrevista.

Zanin lembrou ainda que o Brasil é signatário de tratado que validam a decisão a favor de Lula em um pedido de reparação. “Se o governo brasileiro não atender, não cumprir essa decisão, ele ficará mais uma vez inadimplente perante o cenário internacional. Então, eu espero que pelo menos algum conselheiro, algum assessor jurídico possa mostrar esse quadro ao governo, ao presidente Bolsonaro, para que a decisão seja cumprida.”

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link