VÍDEO – Advogado de réu pelo 8/1 pede impedimento de Moraes e reclama de “julgamento político”

Atualizado em 13 de setembro de 2023 às 12:24
O advogado Sebastião Coelho em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

O advogado Sebastião Coelho, que defende o bolsonarista Aécio Lúcio Costa Pereira, pediu que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarasse impedido de participar do julgamento. Ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF), ele defende o primeiro réu julgado na Corte.

Segundo o advogado, seu cliente estaria fazendo parte de um “julgamento político” e o magistrado teria se manifestado sobre o processo fora dos autos.

“Me dirijo ao senhor Aécio para dizer que o senhor está sendo julgado em um julgamento político. Isso comprova pelas palavras iniciais do eminente relator e do eminente subprocurador-geral da República, que fizeram manifestações fora do processo antes mesmo do início da parte processual”, afirma o ex-desembargador.

Sebastião é rival de Moraes e acusou o ministro de supostamente “inflamar” o país em seu discurso de posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele esteve, em agosto do ano passado, da posse do magistrado na corte eleitoral e disse que ele fez uma “declaração de guerra ao país”.

Seu cliente, o bolsonarista Aécio, é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.