
Um vídeo que circula nas redes sociais nesta sexta-feira (25) mostra um agente de imigração dos Estados Unidos empurrando ao chão uma mulher equatoriana, diante dos filhos, em um tribunal de Nova York.
De acordo com o site ProPublica, a vítima é Monica Moreta-Galarza. A mulher foi levada ao hospital após sofrer uma pancada na cabeça, mas recebeu alta pouco depois. Ela estava no tribunal para acompanhar a audiência de asilo do marido, detido pelo serviço de imigração.
Agente de imigração dos EUA empurra mulher no chão, na frente dos filhos dela https://t.co/aQwBLx6IIc #g1 pic.twitter.com/dYXR6CC5ff
— g1 (@g1) September 27, 2025
Além do caso em Nova York, episódios recentes em diferentes cidades americanas evidenciam a escalada de tensão em torno da política migratória do presidente Donald Trump.
Em Chicago, manifestantes foram dispersados com gás lacrimogêneo em frente a um centro de detenção. Já em Iowa, agentes federais prenderam Ian Roberts, de 54 anos, superintendente da rede pública do maior distrito escolar do estado, acusado de estar em situação ilegal. Ele tentou fugir, mas foi detido.
Ataque contra unidade do ICE
Os incidentes ocorreram poucos dias depois de um ataque a tiros contra uma unidade do Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE, na sigla em inglês) no Texas. A ação resultou na morte de um detento e deixou outros dois gravemente feridos.
Trump tem como meta deportar um número recorde de imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos. Embora a Casa Branca afirme que o foco está em pessoas com antecedentes criminais, muitos sem registros também vêm sendo detidos.
Cidades de maioria democrata, como Nova York, Chicago e Washington, têm registrado forte resistência à intensificação das operações do ICE.