VÍDEO – Agentes de imigração mascarados prendem estudante turca nos EUA por “apoio ao Hamas”

Atualizado em 27 de março de 2025 às 15:13
Momento em que Rumeysa Ozturk foi raptada por agentes do DHS. Foto: reprodução

Uma estudante turca de doutorado na Universidade de Tufts, Rumeysa Ozturk, de 30 anos, foi detida por agentes do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos EUA na noite de terça-feira (25) sob a acusação de envolvimento em “atividades de apoio ao Hamas”. A prisão ocorre em meio à crescente repressão do governo Trump contra manifestações estudantis pró-Palestina em universidades estadunidenses.

Segundo relatos, seis agentes à paisana abordaram Ozturk perto de seu apartamento em Somerville, Massachusetts. A advogada da estudante, Masha Khanbabai, afirmou à CNN que os agentes só mostraram seus distintivos após já terem contido fisicamente a jovem.

Um vídeo da abordagem, capturado por câmeras de segurança, mostra os agentes com os rostos cobertos por panos, máscaras e óculos escuros, enquanto uma voz fora das imagens questiona: “É, vocês não aparecem. Por que estão escondendo seus rostos?”.

A porta-voz do DHS, Tricia McLaughlin, justificou a ação: “As investigações descobriram que Ozturk estava envolvida em atividades de apoio ao Hamas. Um visto é um privilégio, não um direito. Glorificar e apoiar terroristas que matam americanos é motivo para que a emissão de vistos seja encerrada”.

Desde que voltou à Casa Branca, Trump intensificou as medidas contra manifestantes pró-Palestina em campus universitários. Além disso, o governo de extrema-direita vem cortando recursos federais de instituições que, segundo o presidente dos EUA, permitem protestos. Ele também tem ordenado a deportação dos estudantes estrangeiros envolvidos nos atos.

Casos similares incluem a detenção de Alireza Doroudi, doutoranda iraniana na Universidade do Alabama, e do palestino Mahmoud Khalil na Universidade de Columbia. Khalil foi solto após a Justiça dos EUA barrar sua prisão, considerada ilegal.

O DHS está utilizando uma rara medida da Lei de Imigração e Nacionalidade que permite deportar estrangeiros cuja presença seja considerada “ameaça aos interesses da política externa dos EUA”.

A juíza federal Indira Talwani deu prazo até sexta-feira (28) para que o governo Trump apresente justificativas legais para a detenção, ordenando ainda que Ozturk não seja transferida do estado sem aviso ao tribunal. Atualmente, o sistema do ICE (polícia de alfândega e imigração dos EUA) lista a estudante como detida no Centro de Processamento do Sul da Louisiana.

A Universidade de Tufts afirmou não ter tido conhecimento prévio da ação nem fornecido informações sobre a estudante. O presidente da instituição, Sunil Kumar, classificou o vídeo da prisão como “perturbador” e expressou preocupação com o impacto na comunidade internacional do campus.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line